marketing sustentável

a evolução do ato de presentear: da antiguidade aos dias atuais

embalagem de presentes

Presentear é uma prática ancestral que remonta aos primórdios da civilização humana. Ao longo dos séculos, o ato de presentear evoluiu, adaptando-se às mudanças sociais, culturais, econômicas e tecnológicas. Neste artigo, exploraremos sua origem e transformação ao longo do tempo.

Antiguidade (Até 500 d.C.)

presentes

desde a antiguidade, período em que são iniciadas as grandes civilizações gregas e egípcias até a queda do império romano, o ato de presentear já estava enraizado nas sociedades. 

apesar de sua origem parecer incerta, já se tem registros do costume celta de presentear com visgo em 800 a.C. já na sociedade mesopotâmia, os presentes eram oferecidos como sinal de respeito a fim de estabelecer alianças entre reis e governantes.

a conotação religiosa dos presentes era mais associada ao Egito Antigo, sendo uma forma de honrar seus deuses.

na Grécia e em Roma, os presentes eram oferecidos em celebrações festivas e jogos, como parte da cultura de honra e gratidão.

na china, eram representeados como uma forma de desejar sorte, riqueza e felicidade, especialmente se possuíam as cores vermelhas, douradas e amarelas, tendo um foco especial no seu embrulho.

Idade Medieval (500 – 1500 d.C.)

tapeçaria presente

durante o período medieval, o ato de presentear tornou-se mais formalizado e simbólico. nobres e reis trocavam presentes de alto valor de forma diplomática, a fim de fortalecer alianças políticas e selar acordos comerciais.

em casamentos, presentes e o dote também eram uma peça central para a valorização do momento.

para motivos religiosos, há uma aproximação com o modo egípcio, sendo um modo de agradar a deus e conquistar seu lugar no paraíso. contudo, se diferiam ao serem feitos diretamente para a igreja e beneficiando os representantes religiosos.

por fim, também eram usados para demonstrar lealdade e submissão a um soberano. Nessa época, a arte da tapeçaria, ourivesaria e escultura emergiu, tornando os presentes verdadeiras obras de arte.

Renascimento (século XIV – século XVI)

presente livros

no período renascentista, os presentes assumiram um caráter mais personalizado e expressivo. a classe alta europeia passou por uma extrema valorização da intelectualidade e racionalidade, retomando valores artísticos greco-romanos e tornando o homem como foco central de suas ações.

com isso, os presentes passaram a estar relacionados com obras de arte, livros raros e joias, trazendo importância para o valor simbólico e estético dos presentes. a europa passa a adquiri também o hábito de embrulho chinês com a utilização de tecidos luxuosos e laços elaborados.

na Ásia, especialmente na China, também estava ocorrendo um período próspero de modo geral, influenciando na valorização dos presentes.

Era Vitoriana (século XIX)

cartão de presente

a era vitoriana foi marcada pelo auge da industrialização e expansão britânica, apesar dos grandes impactos sociais negativos, houve um impulso para o aumento da capacidade produtiva desta sociedade, incentivando o consumo. com isso, a troca de presentes tornou-se uma parte essencial das celebrações familiares e eventos sociais, trazendo a possibilidade de maior acessibilidade e variedade de produtos.

A etiqueta vitoriana, característica pela moralidade e uma rígida boa conduta, estabeleceu regras específicas para o ato de presentear, como enviar cartões com imagens, como mostrado ao lado, e notas de agradecimento.

Século XX até os dias de hoje

embalagem de presente

no século XX, com o avanço das comunicações e o aumento do consumo, o ato de presentear tornou-se ainda mais diversificado. o desenvolvimento econômico originou uma ampla gama de produtos, tornando cada vez mais personalizada a escolha de presente. a sociedade acompanhou com a criação de cada vez mais festividades, como dia das mães, dos pais, das crianças, do cliente, dos namorados e o natal.

com a internet, a compra foi ainda mais facilitada, potencializando esta capacidade. assim, temos um momento em que presentear se torna parte do dia-a-dia de grande parte das pessoas, tendo a acesso a uma seleção de produtos extremamente diversa que não se limitam mais.

o que é a monai?

ao longo da história, o ato de presentear passou por transformações significativas, moldado pelos contextos culturais, sociais e tecnológicos de cada época. desde as alianças políticas na antiguidade até os presentes personalizados.

nos dias de hoje, a troca de presentes continua a desempenhar um papel importante em nossas vidas, fortalecendo relações pessoais, sociais e comerciais. por isso, a incorporação de presentes corporativos nas empresas, seja para leads, colaboradores ou clientes, passa a ser uma estratégia fundamental para potencializar os negócios.

a monai busca ajudar sua empresa neste processo. com uma curadoria que valoriza o cuidado de produtos artesanais, produção orgânica e empoderamento de comunidades vulnerabilizadas, temos opções diversificadas de presentes sustentáveis, desde cafés orgânicos produzido por mulheres no campo até a jogos de xadrez com pedras descartadas por mineradoras. além disso, contamos com uma logística eficiente e um design de embalagem ecológica e personalizada para sua comodidade. Quer saber mais? Acesse nosso catálogo ou entre em contato conosco para um atendimento mais personalizado por aqui.

Deixe um comentário