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ESG: o caminho para empresas mais competitivas e sustentáveis

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ESG é um assunto cada vez mais em alta no meio corporativo. isso porque, além de fortalecer princípios de ecologia e responsabilidade social, também traz a perspectiva de lucro e fortalecimento do negócio.

dessa forma, dominar o conceito de ESG é garantir que uma empresa seja competitiva no mercado enquanto conhece e gerencia seus impactos externos, buscando um futuro mais equilibrado. 

leia a seguir para entender os conceitos principais de ESG e depois pensar em como incorporar essa estratégia no seu negócio. 

o que você vai encontrar nesse texto:

  • o que é ESG
  • qual a origem do ESG?
  • importância do ESG: do presente para o futuro
  • benefícios para sua empresa ao utilizar o ESG
  • ESG  e a imagem da marca
  • brindes corporativos e ESG
  • como aplicar o ESG na prática?
  • o que é a monai

o que é o ESG?

ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance (traduzindo, ambiental, social e governança). o conceito busca evidenciar as tentativas de minimizar impactos negativos e promover ações positivas nas áreas analisadas pela sigla guiando ações de investimento de capital. destrinchando melhor os conceitos, tem-se:

Environmental (ambiental) 

o viés ambiental relaciona-se com práticas ecológicas, buscando minimizar impactos negativos da empresa para o meio ambiente. a gestão de resíduos da empresa, o uso de recursos naturais durante o processo produtivo, as fontes de energia utilizadas e a emissão de poluentes são alguns tópicos a serem considerados. 

Social (social)

o critério social visa entender o impacto da empresa para a sociedade e os indivíduos. ou seja, o conceito olha o combate ao trabalho escravizado, respeito aos direitos humanos, a promoção de boas condições de trabalho para trabalhadores e fornecedores, o cuidado com a diversidade e a inclusão e uma boa relação com a sociedade de modo geral. 

Governance (governança) 

na governança, é considerado um viés mais corporativo, atentando-se na maneira em que a empresa é administrada e a segurança de que seja próspera. questões como transparência financeira, projeções futuras, políticas anticorrupção, ética nos negócios e controles de processos são centrais na análise.

qual a origem do ESG?

o ESG é uma forma de medir o impacto da sustentabilidade dentro do ambiente corporativo. sua origem está na união do trabalho da ONU e do Banco Mundial no relatório “Who cares wins” (traduzindo, ganha quem se importa).

o objetivo era conseguir demonstrar concretamente porque a sustentabilidade deve ser um ideal a ser considerado pelo setor privado. segundo o grupo, grandes investimentos são realizados olhando para o longo prazo, período em que mudanças climáticas e riscos sociopolíticos se tornam um fator de influência nos resultados. portanto, construir um futuro sustentável é, além de um objetivo humano, um fator de lucratividade futura. 

James Gifford, um dos criadores do conceito, definia que:

“o ESG é apenas um subgrupo inserido no contexto maior do investimento sustentável. […] a ideia foi inverter a lógica do que, na época, era chamado de investimento ético, para se concentrar em fatores relevantes para os investidores. algumas pessoas usam o termo de maneira mais ampla, mas o ponto central é a incorporação de fatores socioambientais nos investimentos para gerenciar riscos. não é mais sobre ética.”

importância do ESG: do presente para o futuro

o ESG apresenta benefícios para o presente e possibilita um futuro mais próximo do ideal, baseado na justiça social, preservação ambiental e um mercado fortalecido. cada ponto da sigla resulta em impactos diretos, sendo esses:

benefícios ambientais (E)

mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

as mudanças climáticas estão fortemente ligadas com ações antrópicas. por exemplo, a ONG WWF aponta em estudo que o dióxido de carbono (CO2) é responsável por mais de 80% da poluição que gera o aquecimento global, sendo gerado para a produção energética por óleo, carvão ou gás. 

incorporar princípios do ESG para uma matriz energética renovável e menos poluente é sinônimo de pensar em alternativas que minimizem o efeito estufa e a poluição atmosférica, fomentando um futuro que desastres ambientais não são rotina.

preservação da biodiversidade

a poluição é um fator central para discutir preservação da vida, especialmente no ambiente marítimo. atualmente, a situação é alarmante, estudos mostram que há 37 milhões de toneladas de plástico nos mares, correspondendo a 50kg de plástico por metro de costa no mundo todo. quando é pensado no impacto disso, tem-se desde o risco imediato à fauna ao ingerir plástico até ameaças a longo prazo da vida marinha com a poluição do oceano pela liberação de microcomponentes. 

dessa forma, pensar em alternativas ao uso de plásticos é caminhar com uma estratégia que, além de aumentar o valor agregado ao seu produto, evita poluição ambiental. além disso, entenda qual o processo de descarte de sua empresa, da área administrativa e produtiva, garantindo um manejo correto que não vire um problema ambiental.

preservação de recursos naturais

práticas de uso sustentável de recursos naturais, como água, madeira, energia, são uma forma de não prejudicar o meio ambiente enquanto garante economias para a empresa. além disso, para recursos não renováveis, seu esgotamento é sinônimo de crise para sua empresa. 

olhando para os princípios de sustentabilidade empresarial, organize estratégias de administração de recursos que diminuam o desperdício, desde o uso de água internamente pelos colaboradores até a matéria prima descartada durante a produção. a economia circular é uma estratégia em ascensão para este desafio.

benefícios sociais (S)

promoção da igualdade e inclusão social

introduzir na empresa princípios de igualdade e inclusão pode parecer uma mudança mínima, mas gera impacto direto no futuro de grupos sociais marginalizados. pensar na inclusão de pessoas com deficiência, transsexuais, mulheres negras, entre outros, no seu negócio é uma maneira de gerar oportunidade para grupos excluídos, permitindo a integração social. 

para o ESG, pense além de apenas contratações, promover ações externas e buscar fornecedores também é uma forma de se fazer presente. 

diminuição de desigualdades

para uma sociedade igualitária, o setor privado precisa entender seu papel nesta dinâmica, não sendo somente uma figura acumuladora de capital. empresas que investem em fornecedores e funcionários, dando um salário digno, benefícios trabalhistas, cumprindo normas de trabalho e oferecendo um ambiente saudável, criam uma realidade com menos mazelas sociais e também permitem o funcionamento da sociedade de mercados, criando consumidores aptos.

assim, pensar em compromisso social no ESG é oferecer qualidade de vida e oportunidades para grupos que impactam ou são impactados pelo seu negócio.

benefícios de governança (G)

responsabilidade corporativa

uma boa governança incentiva as empresas a terem consciência de seu processo e se responsabilizarem por seus impactos socioambientais. com isso, além de um comportamento ético, é tido uma gestão estratégia, em que possuem transparência, objetivos e metas claras. essa organização é positiva para a empresa, ao proporcionar um negócio que seja estável e confiável aos seus colaboradores, e para os investidores, que terão maior previsibilidade e confiabilidade em seus investimentos.

redução de práticas corruptas e antiéticas

um princípio base do ESG é garantir ferramentas que auxiliem na diminuição de comportamentos desonestos que comprometem a reputação e permanência do negócio. assim, possuir uma boa governança é ter processos claros, informações de fácil acesso e responsabilidade corporativa sobretudo em áreas de tomada de decisão e no setor financeiro, impossibilitando que comportamentos antiéticos tenham brechas para serem enraizados. 

maior estabilidade

promover uma governança corporativa eficaz auxilia na longevidade e na estabilidade das empresas, promovendo um funcionamento interno mais estável e resiliente com bases sólidas para enfrentar desafios externos. empresas bem governadas são mais capazes de enfrentar crises e mudanças radicais sem que isso seja sua ruína. além disso, em uma visão mais macro, uma boa governança contribui para a estabilidade do mercado e evitando colapsos financeiros e institucionais.

benefícios para sua empresa ao utilizar o ESG

para uma visão mais focada no seu negócio, o ESG também apresenta benefícios individuais, fortalecendo seu negócio perante os demais. sendo estes:

  1. maior crescimento
  2. atração de investimentos 
  3. linhas especiais de crédito
  4. satisfação dos colaboradores
  5. maior lealdade de clientes

maior crescimento

o ESG precisa ser visto como um investimento direto no negócio. em estudos da Infosys, empresa de grande impacto mundial de consultoria, foram entrevistados mais de 2,5 mil executivos e gerentes de grandes empresas que seguem o ESG para entender o impacto da ação. como resultado, 90% dos entrevistados relataram retorno financeiro. dessa forma, o ESG é visto como uma oportunidade de crescimento econômico, enquanto promove impacto socioambiental positivo.

atração de investimentos

olhando para investimentos externos em empresas, o ESG está sendo uma tendência na hora de seleção dos investidores. a pesquisa da revista catarinense da ciência contábil trouxe que houve um aumento mundial de 80% em investimentos ESG no ano de 2020. um grande responsável por este número é a governança, a qual promove confiabilidade e previsibilidade para sua empresa, porém a sustentabilidade e impacto social são fatores que ganham cada vez mais relevância.

linhas especiais de crédito

por apresentar responsabilidade corporativa e confiabilidade de mercado, empresas ESG possuem facilidades ao acesso de créditos. no cenário internacional, já há um crescimento para ofertas de créditos, como demonstra o relatório da consultoria Bain & Company. no Brasil, a iniciativa também ganha força, tornando-se uma pauta na agenda institucional do Banco Central.

satisfação dos colaboradores

unir estratégias de endomarketing com os princípios do ESG é uma ótima maneira de ter funcionários engajados e que acreditem no propósito da empresa. segundo pesquisas da Gallup, colaboradores que veem seu bem-estar sendo valorizado pela empresa possuem 69% menos chance de buscar outras oportunidades e três vezes mais chance de se engajar no trabalho. assim, incluir princípios da governança e pautas sociais, como diversidade, inclusão, preocupação com saúde mental e bem-estar e transparência de gestão criam um ambiente saudável e enriquecedor que potencializam seu negócio.

maior lealdade de clientes

o compartilhamento de valores passa a ser uma peça-chave nas relações de compra da atualidade. para empresas b2c, consumidores tendem ser mais leais a empresas que compartilham ideais em comum, sobretudo em relação ao impacto ambiental devido à crescente preocupação com as mudanças climáticas. para negociações b2b, é uma oportunidade de se diferenciar do mercado, compartilhando valores com outras empresas que sigam princípios de sustentabilidade, ecologia e governança para aumentar seu valor aos olhos dos clientes. por isso, utilizar o ESG em campanhas de marketing, negociações e campanhas de retenção de clientes passa a ser uma estratégia cada vez mais utilizada, mas que deve sempre ser acompanhada de ações claras e transparentes. 

leia mais: press kits sustentáveis: como impulsionar sua marca com brindes eco-friendly

ESG  e a imagem da marca

para alcançar os benefícios do ESG é preciso que sua empresa tenha uma comunicação clara que exponha seus princípios e atitudes concretas. diferentes públicos precisam de diferentes tipos de comunicação, assim, separamos 3 principais públicos a se comunicar.

  1. com investidores

ao se comunicar com investidores, é importante que seja exposto os principais dados em relação ao seu negócio. manter centralizada as informações sobre iniciativas ambientais, sociais e de governança, com premiações, dados relevantes e novos projetos é uma forma de facilitar a atração e retenção de investidores, que enxergam mais claramente as oportunidades e riscos reduzidos para o negócio. por isso, é importante termos relatórios com as principais informações em nível gerencial e detalhadas, facilitando o processo de decisão.

  1. com clientes 

para clientes há dois pontos a serem considerados, a atração e a geração de valor. caso o ESG seja utilizado como uma forma de atrair clientes frios, recomendamos que seja feito de maneira interativa e ilustrativa. presentes corporativos sustentáveis são uma maneira de surpreender enquanto transmite uma mensagem de preocupação empresarial, social e ambiental. para aqueles que já conhecem a empresa e o ESG vai ser comunicado como forma de aumentar o valor da empresa pela visão dos clientes, eventos corporativos com informações breves e facilmente compreensíveis são uma maneira de passar dados concretos, mas sem se tornar cansativo com explicações desnecessárias. pense também em unir as duas estratégias para resultados mais efetivos.

  1. com colaboradores

por fim, informar colaboradores da importância do ESG deve ser feito constantemente e de diversas formas. primeiro, obviamente, de modo prático, ter um ambiente corporativo saudável e que promova o desenvolvimento é essencial. em paralelo, pense encaixar a sustentabilidade em momentos especiais da empresa, seja através de presentes corporativos sustentáveis, atividades ecológicas em eventos, entre outros. por fim, sempre informe os colaboradores dos principais projetos e conquistas da empresa neste tema, o que pode se tornar um grande motivador.

leia mais: team building: o segredo para unir e motivar sua equipe

como aplicar o ESG na prática?

migrar para políticas de ESG pode parecer desafiador por abranger três grandes áreas. além disso, na tentativa de encontrar soluções prontas, pode se cometer o erro de não considerar as especificidades do seu negócio, criando medidas superficiais e vazias. para auxiliar nesse processo, trouxemos olhares gerais para cada ponto.

de maneira geral, para o princípio sustentável é preciso repensar o processo produtivo em etapas. passando pela matéria prima utilizada, seu manejo, a logística escolhida, o uso de energia e água durante o processo. ao final, pensar também no descarte do produto, considerando a possibilidade de alternativas na economia circular e praticar a reciclagem. em paralelo, é possível implementar projetos relacionados com sustentabilidade que não necessariamente impactam diretamente o negócio, como organizações não governamentais e projetos externos sustentáveis. 

para o impacto social, olhe para três grupos, os colaboradores, os fornecedores e pessoas externas afetadas pelo seu negócio. para os funcionários, veja a qualidade do ambiente de trabalho, dedique-se a construir uma área de recursos humanos capacitada que promova bem-estar, diversidade e inclusão. em relação a fornecedores, medidas de compliance e setores responsáveis pela filtragem de fornecedores evita incidentes como parcerias com empresas que utilizem trabalho infantil ou escravizado. por fim, olhe a sociedade de modo geral, entendendo qual o impacto de sua empresa na região e como otimizar essa influência. gerar empregos não é suficiente, considere apoiar iniciativas sociais de lazer, educação, capacitação e cultura. 

ao final, tenha políticas de governança claras. implementar códigos de conduta ética e conselhos administrativos e financeiros independentes são formas de manter autonomia na fiscalização, evitando processos de corrupção. somado a isso, auditorias regulares e relatórios anuais são formas de manter a informação acessível e organizada. 

na prática, pode haver dificuldade na implantação, por isso recomendamos o auxílio de empresas especializadas para esta adaptação.

brindes corporativos e ESG para a monai

os brindes e presentes sustentáveis são uma estratégia certeira para transmitir os valores de ESG de uma empresa, além de criar conexões significativas com clientes e colaboradores através de presentes. ao escolher entre as opções, pense além de ecocopos, blocos de papel reciclável ou lápis de madeira reflorestada. é possível investir na criatividade, inovação e sofisticação sem abdicar da sustentabilidade e impacto social. 

geleias de frutas nacionais, mel produzido por abelhas brasileiras, chocolate com cacau orgânico são algumas opções deliciosas e que se propõe a preservação ambiental enquanto encantam clientes e colaboradores. buscar produtos como cafés de iniciativas rurais femininas, artesanatos de povos originários e produtos feitos por pequenos produtores ou comunidades tradicionais são formas de apoiar movimentos de vulnerabilidade social. com esses produtos, pense em contar as histórias por trás deles e como elas se relacionam com os princípios de ESG da empresa.

além de pensar no produto, considere embalagens que sejam sustentáveis, fugindo de plásticos descartáveis que virarão lixo rapidamente. cestas artesanais, ecobags, embalagens biodegradáveis são algumas opções. a poluição atmosférica relacionada a logística também deve ser considerada, optando por entregas com carros elétricos e evitando transportes de grandes distâncias que geram uma grande pegada de carbono.

portanto, integre experiências com o ESG através de presentes, aprofundando a relação entre a empresa e a sociedade.  

leia mais: brindes ecológicos: como essas pequenas lembranças podem fazer uma grande diferença

o que é a monai

presente corporativo Amazônia e Cerrado WWF visitantes estrangeiros

a monai é um negócio social de brindes corporativos ecológicos, pautada no equilíbrio econômico, social e ambiental.

em um mundo marcado por desigualdades sociais severas, crise climática e degradação ambiental, a monai busca fazer diferente através dos presentes corporativos sustentáveis

nosso compromisso é com produtos que reflitam a essência do Brasil e nossos valores. percorremos o país em busca de pequenos produtores que promovem práticas ecológicas e valorizam a cultura brasileira, enquanto protegem o meio ambiente. assim, selecionamos uma curadoria com produtos cheios de histórias para empresas que buscam se conectar de uma forma inovadora com colaboradores, leads ou clientes e gerar impacto positivo no mundo.

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