marketing sustentável

Marketing de Experiência: A Nova Fronteira para Diferenciação de Marca 

aromas e biocosméticos naturais

o marketing de experiência é uma área em ascensão nos dias modernos. o marketing em geral é amplo e diverso, com diferentes maneiras de chamar atenção do público, buscando sempre se destacar dos demais e trazer experiências inovadoras e memoráveis, surge esta nova área para o mundo comercial.

dessa forma, é preciso dominar o conceito e principais ideias do marketing de experiência para conseguir se sobressair no mercado. por isso, trouxemos as principais informações que você precisa saber antes de desenvolver esta estratégia! 

o que você vai encontrar nesse texto:

  • o que é marketing de experiência?
  • por que usar o marketing de experiência?
  • quais são os tipos do marketing de experiência?
  • 3 pilares do marketing de experiência 
  • os três V’s
  • exemplos de práticas para te inspirar
  • como implementar esta estratégia?
  • marketing de experiência sustentável
  • monai

o que é Marketing de Experiência?

o marketing de experiência é uma estratégia que busca provocar sentimentos e emoções para a promoção de um produto ou marca. assim, diferentemente do marketing tradicional de divulgação, são centrais elementos de estímulo sensorial e interativos, seja no ambiente online ou offline, trazendo uma diferenciação que engaja e fideliza clientes ou consumidores.

por que usar o marketing de experiência?

o marketing de maneira geral já apresenta um grande impacto positivo nas vendas, garantindo que sua marca seja conhecida e divulgada. já o marketing de experiência, ainda se tem somado novos benefícios sendo:

  1. destacque perante concorrentes
  2. torna sua marca memorável
  3. aumenta o marketing boca-a-boca
  4. fideliza consumidores

destaque perante concorrentes 

com um mercado competitivo, para atrair a atenção do público, a criatividade é um fator central. estratégias que surpreendam seu público serão atrativas, enquanto estratégias já conhecidas e normalizadas podem não chamar a atenção devida. por isso, pensar no marketing de experiência é abrir a possibilidade para planejamentos fora do convencional, trazendo para seu cliente o toque de fascínio que certamente destacará dentre opções óbvias.

torna sua marca memorável

como dito, ter a atenção do público é essencial, mas apenas sua atenção momentânea não causa impactos a longo prazo, sendo primordial causar uma impressão forte que torne sua marca ou produto memorável. o marketing de experiência se destaca nesta função. pesquisas já apontam que a memória dos seres humanos são frágeis, porém, quando associados fatos a emoções, há uma maior chance de preservar lembranças. assim, associar sua divulgação com sentimentos como surpresa, amor, comoção, tristeza ou raiva, é a chave para ser lembrado.

aumenta o marketing boca-a-boca

o marketing boca-a-boca é a melhor, ainda que mais difícil, maneira de divulgação. comentários sobre sua marca trazem conhecimento de forma orgânica, distanciando-se de propósitos comerciais e carregando um peso de autoridade maior que propagandas comuns. estar na memória do cliente de modo positivo e ter uma presença marcante resulta em se tornar assunto entre conversas, impactando diretamente no reconhecimento e em futuras vendas.

fideliza consumidores

com a atração de novos clientes, o segundo passo é tornar sua compra/ contratação recorrente. para isso, o marketing de experiência também é o caminho ideal. estudos do Salesforce comprovaram que 80% dos consumidores consideram que a experiência da marca e a qualidade de seus produtos/ serviços possuem o mesmo peso de influência na sua percepção de compra. assim, trazer vivências e interações que saiam da divulgação tradicional aumenta as chances de criar vínculos com seu público, diminuindo a evasão e aumentando a recompra. 

quais são os tipos de marketing de experiência?

o marketing de experiência é uma área muito ampla, tendo diversas maneiras de implantar esta estratégia. para isso, trouxemos as principais formas de construir esta ação:

  1. experiência sensorial
  2. experiência de relacionamento
  3. experiência digital
  4. experiência de causa
  5. experiência emocional
  6. experiência de comportamento

experiência sensorial

este primeiro tipo utiliza os 5 sentidos para causar impressões: ofato, paladar, tato, audição e visão. por exemplo, o cheiro de certas lojas criam uma memória ofativa que, apesar de não ser tão consciente, criam proximidade com o consumidor. ou também, presentes com chocolates e cafés fora do comum são uma forma de se conectar através do paladar.

leia mais: 7 chocolates brasileiros para você presentear na Páscoa

experiência de relacionamento

aqui é criado um relacionamento personalizado com os clientes. primeiramente, um bom atendimento é central, atendendo expectativas básicas do seu público do primeiro contato até a pós-venda. para seguir com a estratégia, pense em surpreender clientes VIPs, seja através de presentes em ocasiões significativas para eles ou condições especiais de compra. vale ressaltar que este tratamento especial não deve ser resumido a uma experiência comercial, criando realmente um tipo de relacionamento. 

leia mais: o que a economia comportamental diz sobre presentes corporativos?

experiência digital

o mundo digital expandiu as ações das empresas até mesmo para aquelas que não possuem um ecommerce. para além de táticas simples, como lojas online com uma boa usabilidade, ou mais complexas, como utilizar a realidade virtua para promover uma experiência emersiva para seu clientes, pense na tecnologia como uma importante ferramenta para seu processo. reter informações de forma organizada para um atendimento mais personalizado ou uma comunicação online eficiente são algumas maneiras de usar o meio digital como um aliado essencial para o marketing de experiência.

experiência de causa

se engajar com causas sociais traze um benefício tanto para a sociedade como para sua empresa. além de poder fazer uma diferença real para contextos vulneráveis, construindo um futuro mais equilibrado, para o marketing, é uma maneira de criar conexão com seus clientes. pensar doações ou a criação de instituições para causas ambientais, feministas, sustentáveis, proteção infantil, etc demonstra comprometimento com a sociedade e transmite valores para além de lucros e vendas.

leia mais: brindes ecológicos: como essas pequenas lembranças podem fazer uma grande diferença

experiência emocional

esta campanha possui foco especial em evocar os sentimentos do público, causando engajamento através das emoções, sejam elas positivas ou negativas. campanhas de causas sociais, por exemplo, apelam para a compaixão, já empresas no dia das mães buscam evocar um amor e carinho envolto nesta data. dessa forma, a campanha ganha profundidade e impacto para quem a consome. 

experiência comportamental

por fim, a experiência comportamental traz como foco a necessidade de ação prática dos envolvidos. geralmente, está muito associada a outras experiência para causar a comoção ou engajamento necessário para uma atitude, como campanhas de conscientização do uso de água que, enquanto indicam modos de consumir com responsabilidade, trazem apelos de causa e emocionais na questão.

os 3 V’s do marketing de experiência

de modo mais teórico, o marketing de experiência traz 3 pontos-chave para seu entendimento, os famosos 3 V’s, sendo eles:

  1. valor
  2. vontade 
  3. verdade

1. valor

o valor está relacionado a experiência de compra, afetando a percepção de sua empresa e produto/ serviço. caso o valor seja positivo, há maior chances de consumo recorrente, sendo um ponto central para o sucesso ou fracasso da estratégia.

2. vontade

a vontade é sobre despertar o interesse do consumidor em comprar da sua marca e garantir que isso se mantenha. uma pesquisa do sales force trouxe que 70% dos consumidores optam consumir de empresas que possuem processos conectados e uma comunicação fluída, tendo um atendimento efetivo e que leve em consideração informações já dadas para outras áreas. para isso, desperte o desejo e, então, acompanhe e facilite toda a jornada do seu cliente, garantindo satisfação em seu primeiro contato na prospecção até a pós-venda com a experiência do consumidor.

3. verdade

a verdade é um princípio básico do marketing. conseguir a confiança é uma tarefa árdua e, caso a perca, o processo de recuperação é uma grande desgaste financeiro e de imagem. assim, a verdade deve reger todas as ações da empresa com os clientes, não caindo em enganações com fins comerciais.

os 3 pilares do marketing de experiência

já compreendendo de forma geral as bases do marketing de experiência, é preciso olhar para suas ações norteadoras, sendo elas 3 principais:

  1. usar muita criatividade
  2. compartilhar valores
  3. ser honesto e coerente

1. usar muita criatividade

como primeiro e principal princípio do marketing de experiência temos a criatividade. ideias e caminhos que ainda não foram explorados irão causar surpresa e destaque perante uma concorrência morna ou monótona. um time criativo, muita bagagem de conteúdo e inúmeros brainstormings são passos essenciais antes de elaborar uma campanha. além de ações grandiosas, pense também em mudanças em ações corriqueiras. por exemplo, ao invés de presentear clientes com uma caneca com o logo da empresa, que tal escolher um copo artesanal de produtores indígenas da amazônia? Faça diferente! 

2. compartilhar valores

a melhor maneira de cativar seu público é criar uma conexão, demonstrando que os seus princípios norteadores são semelhantes, criando laços estreitos através deles. assim, quando pensar na experiência que irá proporcionar, tenha claro qual os valores que estão sendo transmitidos e se estão sendo passados de forma clara. por exemplo, para empresas com forte viés sustentável dentro da economia circular, presentear com produtos agroflorestais ou reciclados acompanhados de storytelling é uma ideia eficaz a ser explorada.

3. ser honesto e coerente

este ponto está totalmente relacionado ao tópico anterior. para compartilhar valores, empresas podem pensar em buscar o perfil de seus consumidores e utilizar seus princípios para criar campanhas desconexas com as ações reais da empresa, mas que terão peso comercial. por exemplo, apesar de companhias aéreas serem grandes poluidoras, há constantemente campanhas relacionadas a sustentabilidade. esta ambiguidade, quando descoberta, é extremamente negativa perante os consumidores, podem causar danos a imagem da empresa. o estudo do sales force trouxe que 90% dos consumidores consideram a confiança com a empresa como fator de fidelização do consumo. por isso, pense em valores que são efetivamente trabalhados no seu negócio. 

exemplos de práticas em marketing de expeirência para te inspirar

com tantas ideias e princípios, faz-se necessário olhar como transformar tudo isso em ações práticas que gerem resultados. assim, veja alguns exemplos que já foram aplicados e podem ajudar seu negócio: 

  1. programas de indicação e recompensa
  2. bom atendimento
  3. marketing de eventos
  4. marketing de guerrilha
  5. lojas pop-up
  6. brindes corporativos 

bom atendimento

antes de pensarmos em estratégias mirabolantes, é preciso fazer o básico bem feito, ou seja, dar atenção para um bom atendimento. uma recepção calorosa, vendedores atenciosos, um bom sistema de logística, uma boa estrutura de pós-compra, servidores bem preparados, comunicação fluída entre áreas e armazenamento organizado de informações dos clientes são apenas alguns dos possíveis pontos que sua empresa deva se atentar. revise a estrutura do negócio pelo olhar do cliente e tenha certeza que a experiência esteja superando suas expectativas, criando um vínculo que o faça querer recorrer novamente a sua marca. 

como exemplo de um bom atendimento, temos a Natura, marca de cosméticos, que aliou inteligência artificial com as demandas do seu consumidor, criando uma atendente virtual, a qual, além de extremamente eficiente, foi “humanizada” através de campanhas de markeitng. como resultado, em 2019 a empresa ganhou como líder de atendimentos no Brasil

lojas pop-up

loja pop up da adidas para marketing de experiência

para comércios que possuem um produto físico, mudar seu ponto de vendas é uma maneira de quebrar a rotina de seu cliente e abrir espaço para novos visitantes. lojas pop-up são estabelecimentos para vendas que duram apenas semanas ou dias, geralmente para a promoção de um novo produto. para chamar atenção, pense em integrar o visual da loja sua proposta, como feito com maestria pela adidas, loja de produtos esportivos, em que sua loja tinha o formato da dua embalagem de tênis.

programas de indicação ou recompensa

estas duas estratégias já são mais conhecidas, por isso, exigem um esforço maior para conseguir engajar seus clientes através dela. programas de indicação são uma forma de incentivar o marketing boca-a-boca, sendo, como falado, uma ótima maneira de conquistar novos clientes através de uma divulgação sem cunho comercial, passando mais autoridade e confiança. programas de confiança já olham para clientes já fidelizados, além de trazer a tona a sua valorização do consumidor para o público, também atrai o público jovem. um estudo do jornal PR Newswire mostrou que 87% da geração Z está em programas de fidelidade em diferentes canais. pensando na recompensa oferecida, tenha conhecimento do que faz sentido para seu cliente, suas dores e desejos. talvez faça sentido cupons de desconto para certas empresas, enquanto para outras isso possa cair no esquecimento, oferecendo então cestas de presentes. para isso, use muita empatia e criatividade! 

como exemplo, temos a Tesla, empresa automobilística, que clientes especiais ganham a possibilidade de participar de um programa de recomendação, ganhando certa porcentagem de desconto a partir de indicações. para os clientes, isso pode chegar até 100% de desconto em um carro tesla, para a empresa, significa até 4 milhões de dólares com novos clientes. 

marketing de eventos

o marketing de eventos é a execução ou participação em um evento para a promoção de uma marca, produto ou serviço, podendo ser tanto online quanto offline. caso seja feita uma participação em um evento com outros expositores, como uma feira, tenha certeza de elaborar um bom marketing de experiência se destacando dos demais. para atingir novos clientes e estreitar o relacionamento com clientes já conhecidos, pense em brindes duráveis após o evento ou vivências que engajem e sejam rápidas com alto impacto. com clientes recorrentes, tenha certo tipo de personalização no atendimento, podendo até mesmo ser uma conversa amigável. 

caso o evento seja oferecido pela sua marca, há certa facilidade com um maior controle de narrativa, assim, é possível evocar emoções mais elaboradas e uma conexão mais complexa, podendo ser feita por meio de homenagens com seus clientes especiais ou presentes mais significativos e únicos.

a cartoon network, emissora de TV de desenhos animados, possui standards criativos que podem ser usados como inspiração. com grande informalidade e interação, a marca reúne brincadeiras com os personagens mais famosos do canal, aproximando-se dos clientes e garantindo sua divulgação orgânica pelo público.

marketing de guerrilha

faixa de pedestre pintadas como batata frita do mc donalds para marketing de experiencia

o marketing de guerrilha é uma estratégia iniciada nos anos 70, com inspiração nos vietnamitas no contexto de Guerra com o Vietnã, em que era desejado causar um grande impacto aos seus inimigos estadunidenses na zona de conflito, mas com um investimento baixo do país. para o marketing, a lógica é mais pacifista, mas semelhante, é desejado atingir um maior público e com maior intensidade, mas com menor investimento, às vezes até nulo. para isso, pense em qual desejos deseja evocar, o perfil de seus clientes e de sua empresa e produto/ serviço, unindo tudo com muita criatividade. 

o Mc Donalds é um grande adepto desta ação, pintando o chão com faixas de pedestres amarelas, remetendo a sua batata frita na embalagem. a empresa, de modo simples, conseguiu surpreender os pedestres, fazendo sua marca ser lembrada e divulgada com um investimento baixo, apenas tinta no cimento.

brindes corporativos 

brindes corporativos para marketing de experiência

presentes corporativos são uma estratégia já muito utilizada para garantir uma boa experiência, pois, além de causar impacto, é uma estratégia simples. presentear o fechamento de um novo negócio, durante a jornada de compra, em datas comemorativos ou momentos especiais do seu cliente são alguns exemplos de momentos ideias para a ação. para garantir impacto, pense em combinar presentes corporativos com os valores da empresa, que tal um chocolate de cacau orgânico? acompanhado de uma caneca de cerâmica feita pelos povos originários e um café agroflorestal de diferentes biomas. assim, seus brindes não irão passar despercebidos, sendo um agrado memorável.

a monai é especialista em presentes corporativos com valores sustentáveis. a curadoria de produtos conta com uma seleção que valorize a natureza brasileira e a população, empoderando financeiramente grupos vulneráveis enquanto garante proteção ambiental. para saber mais, entre em contato por aqui! 

leia mais: brindes corporativos: surpreenda seus clientes e funcionários com presentes criativos e sustentáveis

como implementar esta estratégia?

entendendo sua importância, a implementação do marketing de experiência, apesar de extremamente relevante, pode ser trabalhoso. para ajudar, separamos a organização do planejamento em 5 pontos que devem ser considerados pela sua empresa, para isso:

  1. defina o objetivo
  2. controle métricas
  3. conheça seu cliente
  4. pense nos valores que deseja transmitir
  5. inove

1. defina o objetivo

para toda estratégia é preciso definir inicialmente seu objetivo principal, desdobrando nos pontos secundários. tenha em meu seu propósito ao realizar o marketing de experiência, será aumentar sua visibilidade? é esperado um aumento de vendas geral ou de certos tipos de clientes? é esperado um engajamento direto? 

2. controle métricas

após traçar o objetivo principal e secundários, vale entender quais métricas serão utilizadas para o controle de seu sucesso e pontos de melhoria. tenha números gerais, por exemplo, vendas gerais, mas mantenha também divisões destes números, como busca por contato, cliques no site, pesquisa no google, visualização de storys, etc. para isso, entenda seu modelo de negócio e o perfil de sua estratégia.

3. conheça seu cliente

como a finalidade é ter um público atingido, saiba quem é seu cliente para conseguir direcionar seus esforços para atingir esta pessoa, sua persona. entendendo seus comportamentos, desejos, ambições, valores, dores e hábitos, é possível compreender qual ações surtirá maior ou menor efeito sobre ela. 

4. pense nos valores que deseja transmitir

olhando agora para as bases de sua empresa, entenda quais são seus princípios fundadores e quais serão trabalhados nesta estratégia. considere também sua persona, entenda o que é relevante para ela e entenda os pontos de convergência entre ela e sua empresa, seriam questões feministas? ecológicas? sustentáveis? além disso, tenha claro quais sentimentos você deseja trabalhar e que façam sentido para o seu modelo de negócio. 

5. inove

por fim, a inovação é a chave. faça reuniões de brainstorming, reúna repertório e ideias, quanto mais conteúdo for discutido, mais fácil será chegar numa estratégia definitiva. considere também que o marketing de experiência já é uma estratégia consolidada no mundo dos negócios, por isso, faz-se necessário surpreender seus clientes para não acabar passando despercebido e ser esquecido.

marketing de experiência sustentável

compartilhar valores, como vimos, é uma base para o marketing de experiência, sendo uma tática que permite conexão com o público e fidelizando clientes. para empresas sustentáveis, isso pode ser uma grande vantagem perante a concorrência. com a ascensão da preocupação da questão ecológica, os consumidores refletem este foco. estudo do APAS, demonstrou que  95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas com práticas relacionadas a sustentabilidade

com isso, uma oportunidade emerge de construir um futuro melhor e demonstrar isso para seus clientes, ganhando forças no mercado. portanto, pense em estratégias de marketing de experiência sustentável que possa transmitir esses valores, como o marketing verde, eventos ecológicos ou presentes sustentáveis. 

monai

a monai é um negócio social de presentes corporativos brasileiros e sustentáveis. com uma curadoria ampla, trabalhamos com vieses sociais e ambientais. buscamos empoderar financeiramente comunidades vulneráveis possuindo em nossa curadoria produtos de mulheres agricultoras, pequenos produtores, indígenas, comunidades tradicionais. além disso, garantimos uma produção sustentável através de práticas agroecológiacas, produção artesanal ou orgânica.

para estratégia de marketing de experiência, garantimos produtos que irão surpreender clientes ou potenciais clientes enquanto oferecemos o maior conforto para sua empresa, cuidando da embalagem até questões logísticas.

quer conhecer mais? conheça nosso catálogo ou entre em contato conosco por aqui!

2 pensamentos sobre “Marketing de Experiência: A Nova Fronteira para Diferenciação de Marca 

Deixe um comentário