Para celebrar o Dia do Cooperativismo trouxemos essa história inspiradora da CAFESUL, que vem conseguindo equilibrar com sucesso o tripé econômico, social e ambiental na produção cafeeira conilon no sul do Espírito Santo.
O cooperativismo agrícola é muito mais do que uma forma de organização econômica. É um caminho viável para a prosperidade social e econômica dos pequenos produtores. E é exatamente isso que tem sido vivenciado pela CAFESUL ao longo dos seus 25 anos de existência.
leia mais: coopfam
Os primeiros passos da cooperativa, lá em 25 de novembro de 1998, não foram fáceis. Os desafios eram muitos, mas a determinação e a vontade de mudar a realidade dos produtores locais impulsionaram o seu crescimento. E foi em 2008 que uma virada de chave aconteceu: a certificação Fair Trade, que trouxe consigo um prêmio de aproximadamente R$120 por saca, destinado a projetos sociais. Esse impulso financeiro permitiu investimentos na comunidade e no desenvolvimento dos cooperados.
Um desses projetos, é o café “Pode Mulheres”. Liderado pela Natércia, o movimento nasceu para que mais mulheres tenham interesse e façam parte da cooperativa. O projeto tornou-se um símbolo de empoderamento feminino na região, abrindo portas e oportunidades para mulheres construírem suas próprias jornadas na agricultura. Além disso, a CAFESUL também voltou sua atenção para os jovens, criando um projeto que incentiva a participação deles na cooperativa, garantindo assim um futuro próspero para as próximas gerações.
leia mais: trabalho escravizado e pequenos produtores
A cooperativa também desenvolve projetos para melhorar a produtividade dos cooperados, oferecendo assistência técnica e compartilhando conhecimentos. Além disso, um foco especial é dado ao café orgânico, por meio do Programa Certifica Café. O primeiro grupo de produtores que acreditou no projeto já finalizou a transição e obteve dois selos orgânicos no Brasil e dois selos USDA, Canadá e Europa. Agora, um segundo grupo de oito produtores está iniciando o processo de certificação.
Hoje a cooperativa conta com 180 cooperados, onde mais de 90% são da agricultura familiar, com até 8 hectares de terra, produzindo entre 25 mil e 30 mil sacas de café por ano. Esses números mostram o quanto a CAFESUL conseguiu romper preconceitos e criar caminhos para o desenvolvimento de pequenos produtores, gerando renda e fortalecendo a economia local.
A CAFESUL é um exemplo vivo do poder do cooperativismo agrícola na mudança de paradigmas sociais e econômicos. Ela representa a força da união, da cooperação e da busca por uma sociedade mais justa e equitativa, onde todos sentem-se parte de algo maior, de uma comunidade unida e solidária. Através dessa forma de organização, pequenos produtores têm a chance de transformar suas vidas, suas comunidades e o futuro da região.
sobre nós
a monai é fundada com o propósito de levar produtos, como o café COOPSUL, que além de entregarem extrema qualidade auxiliam para a construção de um futuro igualitário e equilibrado, para dentro do mundo corporativo. assim, nos responsabilizamos pela construção de uma marca positiva da sua empresa por meio de brindes corporativos sustentáveis.
nossa curadoria especializada conta com produtos da diversidade brasileira que carregam história e propósito. nossos especialistas podem te ajudar a selecionar aqueles que mais fazem sentido para seu negócio e seu contexto, auxiliando em todo o processo de entrega para garantir satisfação e comodidade.
quer saber mais sobre a monai? entre em contato conosco por aqui ou acesse nosso catálogo.
créditos de imagens para cafesul/ pode mulheres: https://www.cafesul.coop.br/pode-mulheres