histórias que nos inspiram

coopfam: sustentabilidade e igualdade na produção de café

produtora de café coopfam

unindo desenvolvimento sustentável e diversidade, a Coopfam (Cooperativa da Agricultura Familiar) surgiu em 2003, após quase 20 anos como associação, para preparar produtores da região sul de Minas Gerais para exportação de café. 

café orgânico coopfam

Hoje, com mais de 500 famílias cooperadas, além de desenvolver projetos visando aprimorar a produtividade e qualidade do café, faz isso levando em consideração os impactos ambientais e sociais, sendo a primeira cooperativa de café certificada Fair Trade ® (em português, comércio justo) no Brasil. 

A partir da obtenção das certificações orgânica e fair trade, a cooperativa passou a conduzir vários projetos, dentre os quais se destaca a Cadeia do Bem, nome dado para a transformação de mentalidade e atitudes que a cooperativa comunica através do seu trabalho, buscando fomentar um ciclo positivo e uma força de mudança que se estenda por toda a cadeia, desde o produtor ao consumidor.

A cooperativa possui dois principais produtos: o Café Familiar, principal produção da cooperativa e o Café Feminino. O Café Feminino é fruto de um grupo de acolhimento de mulheres do campo, o MOBI (Mulheres Organizadas em Busca de Igualdade). Elas viram a oportunidade de ter maior protagonismo nas atividades produtivas do café e contribuir mais ativamente na atividade econômica das famílias.

Foi assim que elas abraçaram o projeto e lançaram o Café Feminino em 2013 na Semana Internacional do Café (SIC), onde o trabalho das mulheres no campo começou a ganhar atenção. Já em 2014, o café ganhou maior notoriedade ao ser servido durante eventos oficiais da Copa do Mundo do Brasil e, posteriormente, em 2016, nas Olimpíadas do Rio. 

Para garantir aos consumidores que a produção é realmente feminina é utilizado um mecanismo de Certificação Participativa criado pela cooperativa, onde as próprias mulheres são as guardiãs do selo, garantindo que somente aqueles cafés manejados por mulheres sejam vendidos como Café Feminino. 

a cooperativa, reconhecendo o valor agregado do produto remunera um prêmio de 10% sobre o preço do café para as produtoras, montante que é revertido integralmente para o grupo MOBI no intuito de ampliar cada vez mais o impacto do projeto através de conhecimento técnico e prático sobre a cafeicultura. o impacto do envolvimento das mulheres nas atividades da cooperativa é tão relevante que em 2019 a cooperativa elegeu a primeira presidente mulher, Vânia Lucia Pereira da Silva.

Conversamos com a Edivânia, analista de vendas da Coopfam, que nos contou como o Café Feminino se tornou referência e inspiração para várias outras mulheres Brasil afora, que começaram a criar movimentos ligados à causa. Segundo ela, o MOBI acabou servindo de referência para outras mulheres que atuam no campo a estarem mais atuantes nas atividades das propriedades rurais”.

Ela ainda esclarece:

“Não é porque a gente é o Café Feminino que a gente quer separar uma família. Na verdade, nosso objetivo é mostrar que o campo também pode ser um lugar para as mulheres.

Ao consumir o Café Feminino, apoiamos a agricultura familiar, a conservação da natureza e também a manutenção desse importante movimento, que contribui diretamente para a diminuição da desigualdade de gênero no campo.

sobre nós

a monai é fundada com o propósito de levar produtos, como o café coopfam, que além de entregarem extrema qualidade auxiliam para a construção de um futuro igualitário e equilibrado, para dentro do mundo corporativo. assim, nos responsabilizamos pela construção de uma marca positiva da sua empresa por meio de brindes corporativos sustentáveis.

nossa curadoria especializada conta com produtos da diversidade brasileira que carregam história e propósito. nossos especialistas podem te ajudar a selecionar aqueles que mais fazem sentido para seu negócio e seu contexto, auxiliando em todo o processo de entrega para garantir satisfação e comodidade. 

quer saber mais sobre a monai? entre em contato conosco por aqui ou acesse nosso catálogo.

crédito de imagens: coopfam (https://coopfam.com.br/)

Deixe um comentário