escolher presentes sustentáveis para clientes pode não ser uma tarefa fácil. além de preocupações comuns ao se presentear, precisando pensar no perfil de seu consumidor, seu propósito com o ato, a logística de entrega, a embalagem escolhida, os valores da empresa e mais tantas outras preocupações, ainda é preciso considerar o viés ambiental e social. contudo, quando feito de maneira correta, traz resultados significativos para seu negócio.
para te ajudar nesta jornada, trouxemos os principais pontos deste tema tão relevante. leia a seguir para compreender melhor como presentear seus clientes a partir de um olhar voltado para a sustentabilidade.
sumário:
- o que são presentes sustentáveis?
- benefícios de enviar presentes sustentáveis para clientes
- quando presentear clientes?
- como escolher presentes eco-friendly para seus clientes?
- escolhendo o melhor serviço logístico
- ideias de presentes sustentáveis para clientes
- kits monai
- loja monai
o que são presentes sustentáveis
o conceito de sustentabilidade está associado à busca de minimizar impactos humanos negativos nas esferas ambientais, sociais e econômicas. sendo assim, pensar em um brinde sustentável não é apenas ter em vista presentes eco-friendly, mas entender, também, os benefícios socioeconômicos que este produto propõe. a compra de produtos de pequenos produtores orgânicos ou povos originários de produção agroecológica são exemplos de presentes sustentáveis, gerando proteção do meio ambiente enquanto empodera financeiramente grupos marginalizados e garante boas condições de vida para esses trabalhadores.
leia mais: brindes ecológicos: como essas pequenas lembranças podem fazer uma grande diferença
benefícios de enviar presentes sustentáveis para clientes
presentear clientes é uma estratégia já muito conhecida, sendo um grande impulsionador de vendas e fidelização. aderindo o viés sustentável, a medida apresenta benefícios potencializados associados ao marketing verde. sendo assim, vemos os benefícios:
- construção da imagem da empresa;
- fidelização de clientes;
- otimização do inbound marketing;
- reforço positivo para clientes.
leia mais: o que a economia comportamental diz sobre presentes corporativos?
1. construção da imagem da empresa
o destaque da sustentabilidade em medidas de marketing é uma maneira de demonstrar as preocupações da empresa para além do lucro ao seu público. com presentes sustentáveis, a estratégia, além de demonstrar responsabilidade social e ambiental, também coloca seu cliente em posição central, demonstrando valores fortes e positivos de agrado a quem o recebe.
contudo, utilizar essa estratégia sozinha para momentos de crise ou descontentamento do cliente, sem foco na justiça social e ambiental ou contentamento do consumidor, pode ser uma alternativa apelativa e vazia. por isso, não utilize a medida apenas como uma autopromoção distante de ações concretas, arriscando perder a confiança dos seus clientes.
2. fidelização de clientes
em um mercado cada vez mais competitivo, diferenciar-se de seus concorrentes para o cliente é essencial a fim de manter sua empresa. campanhas de preço são as mais utilizadas, com descontos e condições especiais, mas apresentam resultados a curto prazo, sendo facilmente substituídas por outras marcas que fizerem iniciativas semelhantes.
empresas de sucesso, como a Coca-Cola, por exemplo, entenderam que há uma via mais eficiente: o apelo emocional e o compartilhamento de valores. campanhas que tragam a identificação do consumidor com seu produto e empresa garantem que haja o desejo de reprodução de seu serviço e até mesmo recomendação da sua marca.
dessa forma, expor a valorização da sua empresa em medidas de sustentabilidade é uma maneira de se conectar com esse público crescente que vê a importância de pautas socioambientais no consumo.
3. otimização do inbound marketing
enviar presentes sustentáveis é uma escolha certeira para estratégias inbound que visam incentivar aqueles que já conhecem sua empresa a aumentarem o engajamento.
quando uma empresa presenteia seus clientes potenciais com itens sustentáveis, ela cria oportunidades para contar histórias sobre seus compromissos e práticas ecológicas enquanto envolve ativamente seu cliente nesta história.
isso gera uma conexão maior com aqueles que já conhecem uma faceta da empresa, gerando um engajamento orgânico e autêntico. além disso, esses presentes podem ser utilizados para captar novos leads, por meio de campanhas temporárias de conversão.
a empresa também pode oferecer um presente sustentável como incentivo para que potenciais clientes se inscrevam em newsletters ou participem de eventos, aumentando a base de dados de marketing.
4. reforço positivo para clientes
a entrega de presentes incentiva o consumo de produtos e serviços da empresa, enquanto melhora a imagem da empresa sobre o olhar do consumidor. presentes são carregados de sentimentos positivos, como a gratidão e a surpresa, e, alinhados a pautas ecológicas, podem gerar o sentimento de pertencimento e bem-estar pela responsabilidade ambiental. assim, a empresa não só consolida sua base de clientes fiéis e incentiva consumos futuros, como também amplifica sua reputação positiva.
quando presentear clientes?
após se encantar com benefícios, é necessário selecionar o melhor momento para alavancar seus resultados. presentes não devem ser limitados a um fechamento de negócio ou no final do ano. há diversos momentos oportunos que podem trazer diferentes resultados, por isso sugerimos que seja dado:
- durante a prospecção;
- datas especiais;
- eventos;
- demonstração de novos produtos;
- durante o processo de venda.
1. durante a prospecção
para iniciar um processo de venda para empresas de grande porte, o grande desafio é alcançar o tomador de decisões. dessa forma, considere presentes como uma forma de passar pelos gatekeepers, levando sua mensagem a quem importa.
pense em maneiras originais de chamar a atenção quando o presente for recebido, não caindo em ideias já conhecidas, como canetas e canecas, dando atenção também para opções de embalagens chamativas. considere empresas especializadas como a monai, com uma curadoria ampla e sofisticada, responsabilizando-se por embalagens personalizadas.
2. eventos e conferências
eventos são outra maneira eficaz de otimizar a prospecção e encontrar leads alinhados com sua estratégia. tendo como propósitos fundamentais networking e exposição, as conferências são uma oportunidade de ter um contato humano e direto com pessoas que podem se desenvolver como futuros consumidores.
com a vastidão de interações com diferentes pessoas, é possível que nem tudo seja marcante e lembrado. para chamar a atenção, pense em brindes e presentes que marquem a sua presença, sendo úteis para além da conferência, mas que não caiam no mesmo de canetas, agendas ou cupons de desconto. presentes sustentáveis, como porta-objetos, café orgânico ou velas aromáticas, são opções para sair do mesmo e ter impacto que foge do momentâneo.
3. durante o processo de venda
já firmada a negociação, a jornada do consumidor durante o processo de venda é extremamente sensível, caso uma atitude não seja bem vista, há sempre grandes chances de estagnação da ação ou negação da proposta.
para melhorar as chances de conversão, recomendamos presentes durante a jornada para clientes de maior relevância. com isso, é demonstrada a valorização desse consumidor e o compromisso da empresa. é necessário, no entanto, atenção ao ato, desde o produto selecionado até a embalagem, entendendo qual o recado a ser transmitido.
4. datas especiais
com clientes já conquistados, é preciso dar atenção para que esses contatos não esfriem e a empresa caia no esquecimento. ao longo do ano, existem diversos feriados que podem (e devem) ser usados como contexto para posicionar sua marca, tendo em mente sempre a suas características e especificidades.
no fim de ano, tem-se a época mais comum de se presentear, comemorando o natal e o início de um novo ano e novos ciclos. por ser uma data famosa, também é a mais concorrida, precisando de táticas personalizadas e criativas para se destacar entre os concorrentes.
comemorações como dia do cliente ou o aniversário da empresa é uma maneira de desviar dessa concorrência e, em paralelo, indica a priorização dos consumidores. o dia da mulher, assim como o dia da consciência negra, reflete luta e resistência, sendo o momento ideal para priorizar pautas sustentáveis, focando na luta de minorias pela justiça social.
assim, ao longo do calendário, há inúmeras oportunidades que devem ser lidas segundo o propósito do período, o objetivo da ação desenvolvida e o tipo de relação entre seus clientes com a empresa.
5. demonstração de novos produtos
para o lançamento de um novo produto ou serviço, a divulgação é essencial para seu sucesso. a fim de potencializar o processo, pense em presentear com seu produto clientes fiéis e com maior potencial de compra.
para empresas que prestam serviços, pense em produtos sustentáveis que conversem com a novidade, seja em questão de valor ou propósito, tendo a criatividade como maior aliada nesta etapa.
caso tenha dificuldades em selecionar um brinde, pense em contatar empresas especializadas no assunto, como a monai, para te auxiliar a captar a essência do seu negócio enquanto carregam responsabilidade ambiental.
como escolher presentes eco-friendly para seus clientes
para escolher os melhores presentes para seus clientes, é preciso dispor de certa atenção. considerando quem irá receber, quando somada a pauta sustentável, faz-se necessário certos cuidados também com o produto comprado. assim, leve em consideração os seguintes pontos no momento de presentear:
- conheça seu cliente;
- veja as normas de compliance;
- certifique-se da qualidade do produto;
- considere o impacto ambiental.
1. conheça seu cliente
ter em mente a utilidade do produto para quem o recebe é o primeiro passo para presentear. veja se o objeto comunica sua mensagem e reflete a relação entre vocês, somado a isso, pense no perfil do seu cliente e em como ele poderá receber o brinde.
por exemplo, provavelmente presentear adeptos ao veganismo com um kit de queijos, acompanhado de uma tábua de carne, não tem a mesma conotação comparado a outro tipo de pessoa.
2. veja as normas de compliance
empresas consolidadas podem possuir regras rígidas que definem o comportamento de seus funcionários, incluindo o que pode ou não ser aceito como presente. normas em relação a valores máximos permitidos são as mais comuns, mas podem incluir também a proibição de bebidas alcoólicas ou outros produtos específicos. para não correr o risco de ter o presente rejeitado, informar-se sobre as regras de compliance de cada empresa, adaptando suas ideias e medidas.
3. certifique-se da qualidade do produto e da embalagem
conhecendo seu cliente e as normas da empresa, a chance de sucesso é altíssima, mas ainda há o último fator a ser pensado: o presente em si. para presentes em geral, tenha a certeza da qualidade do que será presenteado, sendo um chocolate saboroso ou ingressos para um evento de qualidade.
por fim, pense em uma embalagem que reflita as medidas sustentáveis. fuja de plásticos e descartáveis que são poluentes e refletem uma lógica massificada. considere cestas reutilizáveis e artesanais, passando o viés de personalização e cuidado. lembre-se: a primeira impressão é a mais importante e ela se inicia nas embalagens.
4. considere o impacto socioambiental
por fim, após passar por todos os pontos anteriores, é preciso ter um olhar específico à sustentabilidade. apesar de seus benefícios certos, como dito no início, a estratégia pode não ser simples. produtos que utilizam do marketing enganoso, em que pregam sustentabilidade sem de fato a praticar, são comuns no mercado.
para evitar ser enganado e cair nesse greenwashing, observe o presente detalhadamente, tendo atenção: ao passado, como foi produzido, a condição de vida dos produtores e o uso de matéria-prima; ao presente, o tempo de vida útil e qual será sua utilização; e, finalmente, ao futuro, a maneira que será descartado e seu tempo de decomposição. com esses pontos simples, é possível evitar cair em mentiras e cumprir os ideais desejados.
3 ideias de presentes sustentáveis para clientes
entendendo tudo que há por trás do brinde, chega o momento de selecionar presentes criativos e sustentáveis para seus clientes. esse momento se torna outro grande esforço, dentro infinitas opções. o que selecionar para transmitir a mensagem que desejo de valorização permeada pela responsabilidade ambiental e social? para isso, selecionamos opções do catálogo da monai como sugestões de presentes sustentáveis para te inspirar:
- produtos biodegradáveis: da embalagem ao produto;
- produtos reutilizáveis ou recicláveis: decoração ou utilidade;
- produtos orgânicos: café, vinho, chocolate ou mel;
produtos biodegradáveis: da embalagem ao produto
um grande obstáculo da sustentabilidade é a produção de lixo. o uso de plástico é um grande inimigo ambiental. estudos demonstram que o plástico, além de demorar mais de 200 anos para se decompor, em sua decomposição, degrada-se em partículas menores, consumidas por aves e peixes, os quais, sem capacidade de digestão, perecem nesse processo.
além disso, nos mares, o plástico também dificulta a penetração de oxigênio nos sedimentos, prejudicando a flora aquática. assim, produtos plásticos com uma vida útil curta, por exemplo, em embalagens, colaboram com essa realidade.
pensando nisso, produtos biodegradáveis, como embalagens feitas de resíduos de café e velas produzidas na casca de frutos, são uma alternativa para contornar a situação.
produtos reutilizáveis ou recicláveis: decoração ou utilidade
pensar em produtos reutilizáveis e recicláveis é imaginar agendas com folhas marrons ou copos de plástico para se reutilizar. contudo, há uma gama de produtos muito mais interessantes ambientalmente e também para seus clientes.
para produtos recicláveis, pense em jogo de xadrez com pedras de descarte da mineração, ou porta-objeto feito com excedente de tecidos da indústria têxtil, trazendo ambos criatividade e sustentabilidade.
com foco em reutilizáveis, usar como embalagens cestas artesanais ou caixas de madeira são uma forma de aumentar o ciclo de vida dos objetos e diminuir a produção de lixo enquanto surpreende seu cliente à primeira vista.
produtos orgânicos: café, vinho, chocolate ou mel
a sustentabilidade não se limita a apenas objetos, tendo opções deliciosas a serem exploradas que se distanciam da produção em massa e das más condições de vida aos produtores.
chocolates orgânicos produzidos por grupos sociais vulneráveis no brasil, como populações indígenas e tradicionais, trazem um recado de doçura tradicional enquanto surpreendem seus clientes com sabores únicos.
vinhos orgânicos também são uma possibilidade com produções de qualidade localizadas no sul brasileiro. os cafés se destacam nessas opções. produzidos por povos originários ou grupos femininos, são apresentados um universo de sabores, variando conforme seu manejo e produção.
a seleta de mel é a escolha menos tradicional. méis produzidos por abelhas nativas e manejadas por povos tradicionais, trazem um sabor leve e adocicado, impossível de ser reproduzido pelo mel tradicional.
para essas estratégias, vale destacar a importância de uma carta de acompanhamento com um storytelling de qualidade para envolver seu cliente e conectar com seu negócio.
leia mais: 7 chocolates brasileiros para você presentear na Páscoa
escolhendo o melhor serviço logístico
em um primeiro momento, esta pode não ser a maior preocupação para a escolha do presente em relação a pontos anteriores, porém uma logística eficaz ou ineficiente são determinantes para a receptividade do brinde.
pense na situação, é dado um conjunto de vinho orgânico e taças para celebrar o dia do cliente, porém, devido a atrasos logísticos, o presente chega apenas 2 semanas depois. o momento é perdido e a receptividade pode não ser tão positiva quando entregue na data correta. em outro momento, é enviado um kit de chocolates orgânicos de diferentes biomas brasileiros, contudo, devido à inexperiência logística, os chocolates são expostos a altas temperaturas, chegando derretidos em seu destino. novamente, apesar dos esforços, a expectativa do consumidor não será atendida e a estratégia pode não ter o melhor resultado.
em paralelo, ao se pensar nos serviços logísticos e presentes sustentáveis pode passar despercebida a relação entre os dois. o transporte para grandes distâncias exigem uma maior queima de combustível fóssil, um expoente em poluição atmosférica, com isso, importação de produtos do outro lado do mundo que “parecem” sustentáveis, famosas canetas e bloco de notas, colocam em risco o propósito.
o consumo de produtos brasileiros, além de valorizarem o mercado nacional, é um modo de contornar esta situação. além disso, pense em companhias logísticas que utilizem carros elétricos para o transporte urbano, minimizando a pegada de carbono relacionada à ação. a logística pode ser um desafio para quem não tem contato diário com esta demanda. por isso, pense em contratar empresas que te auxiliem nesta etapa, que sejam especialistas em brindes corporativos, como a monai, para te ajudar com essas demandas.
kits monai
o tópico anterior, com ideias de presente, auxilia a buscar ideias para presentes, mas é necessário discutir, também, a montagem dos kits. além de pensar nos melhores presentes que harmonizem entre si, para potencializar resultados, escreva uma carta no qual o agrado se conecte com o motivo do presente e os objetivos/ valores do seu negócio, criando o vínculo emocional desejado pelo compartilhamento de valores.
a embalagem também se torna um tópico relevante, como já visto, observando sua personalização e sustentabilidade. na monai, somos especialistas nessa curadoria alinhada à demanda de nossos clientes e trouxemos 3 exemplos de kits para mostrar um pouco desse trabalho personalizado:
- kit drinks para comemorar com a v3;
- aes fechando o ano com geleias e vinho;
- kit petiscos para clientes mivita.
1. kit drinks para comemorar com a V3
o clássico, mas sempre inovador. para celebrar o fechamento de contratos, a V3data, grupo do Espírito Santo que se posiciona como a melhor boutique de negócios do estado, optou por um kit de bebida que transbordasse criatividade.
como principal, temos o gin orgânico mar produzido na fazenda tupã no ES, acompanhado dos deliciosos limões desidratados, feitos pela selene tesch do orgânicos hammer tesch.
a fim de desfrutar essa experiência, a V3 optou por cerâmicas artesanais feitas pela ceramista Paula Roque a partir das cores e o logo do grupo. para contar essa história, foi acompanhada uma carta de apresentação elaborada em conjunto com a monai, indicando a exclusividade do cliente e desse presente. a embalagem totalmente personalizada foi realizada pelos nossos designers para transmitir o profissionalismo da empresa em um material sustentável.
leia mais: artesanal caseiro ou industrializado?
2. AES fechando o ano com geleias e vinho
a AES é uma empresa de soluções energéticas com o foco em sustentabilidade. para comemorar as festas de final de ano, a empresa optou pelo tradicional vinho branco, acompanhado de geleias.
o vinho Abrasileirar Você Opaxorô, da Vinha Unna, é produzido no Rio Grande do Sul, em Pinto Bandeira, com uma vinícola biodinâmica e sustentável, realizando um processo natural, sem aditivos químicos, permitindo uma fermentação espontânea com um sabor único.
o kit de geleias Manioca é composto por dois sabores amazônicos: o açaí e o cacau com cumaru, feito artesanalmente no Pará. esse conjunto foi acompanhado de uma carta contando a história dos produtos para trazer sabor e parceria no fim de ano.
3. kit apertivivos para clientes Mivita
com uma tábua de madeira reflorestada personalizada, um espumante orgânico, símbolo da comemoração e três tipos de petiscos: a geleia de pimenta da Dona Martha, demonstrando a valorização do sabor picante das pimentas produzidas no quintal da família e de agricultores da região, distribuindo renda com muito sabor; o queijo parmesão Carnelli, feito a partir da receita tradicional italiana, com maturação de 20 meses, tendo sua produção feita em uma pequena agroindústria familiar; por fim, a macadâmia da cooperativa agroindustrial dos produtores de noz macadâmia (Coopmac), responsável por beneficiar e comercializar a produção dos 23 associados do norte do Espírito Santo e sul da Bahia. tudo contado em uma carta personalizada para os clientes conhecerem as histórias e valores da Mivita.
curadoria monai
a monai é um negócio social de presentes sustentáveis para empresas, pautado verdadeiramente em princípios de equilíbrio econômico, social e ambiental.
em um mundo tão desigual e degradado, a monai tem em vista dar oportunidade para pequenos produtores com propósito de se fortalecerem no mercado. com uma curadoria atenta, visamos unir o ato gratificante de presentear com produtos do Brasil que tenham responsabilidade social e ambiental, gerando renda para brasileiros enquanto constroem um futuro melhor.
para sua empresa, garantimos praticidade para a escolha de presentes. com uma reunião de alinhamento, entendemos o posicionamento do seu negócio e trazemos opções que mais fazem sentido para o contexto, para você e seu cliente. o design feitas para a embalagem, a carta e a montagem dos kits é nossa tarefa, tendo designers atenciosos que contam a sua história alinhada com os produtos. após esta seleção aprovada, nos responsabilizamos pela logística de qualidade e que minimize ao máximos danos ambientais, entregando seu produto sem deixar uma grande pegada de carbono. tudo é pensado de forma a materializar os melhores sentimentos que um presente pode trazer, enquanto evidencia valores de sustentabilidade, brasilidade, personalização e sofisticação.
para saber mais, veja nosso catálogo ou entre em contato conosco por aqui!
Um pensamento sobre “como escolher presentes sustentáveis para clientes”