Press kits sustentáveis: guia completo para impulsionar sua marca
O press kit, ou kit de imprensa, pode ser uma ótima estratégia para destacar sua marca. Esse tipo de ação vem ganhando crescente notoriedade em tempos onde a microinfluência tem gerado bons resultados para as marcas. Optar por press kits sustentáveis é uma oportunidade de explorar novos benefícios desta estratégia.
Descubra a importância fundamental do press kit e como ele pode impulsionar a imagem da sua marca. Entenda como a criação de um bom press kit pode ajudar a atrair a atenção da mídia, influenciadores e potenciais clientes, proporcionando uma vantagem competitiva para seu negócio. Desde a seleção da embalagem, dos produtos certos até a apresentação visual, este guia irá orientá-lo passo a passo na criação de um press kit sustentável impactante e memorável para sua estratégia de marketing e relações públicas.
Tem interesse em se destacar no mercado e estreitar laços com a mídia? Nesse artigo trazemos tudo sobre press kit, suas características, benefícios, como fazer, etc., destacando sobretudo caminhos para contribuir para um impacto social e ambiental positivos para a ação.
- o que é um press kit?
- qual a diferença entre press kit e mídia kit?
- os 4 principais benefícios do press kit para seu negócio
- o que incluir em um press kit?
- como montar um press kit que se destaque?
- por que utilizar produtos ecológicos e sustentáveis em seu kit?
- como escolher os melhores produtos sustentáveis?
- 3 ideias de press kit
- como a monai pode te ajudar
O que é um press kit?
O press kit é uma maneira criativa de apresentar sua empresa para a mídia por meio de um presente. Em ocasiões de divulgação de novos produtos ou de eventos em suas áreas, as empresas optam por reforçar a comunicação através dessa estratégia junto a esses comunicadores que têm uma capacidade de atingir centenas de milhares de pessoas através de seus textos. Geralmente o press kit é acompanhado por uma carta, o release, que conta mais sobre o propósito da empresa, sua trajetória, suas realizações e o motivo do envio.
Caso o press kit seja do agrado de quem o recebe, o mesmo pode gerar uma divulgação espontânea: uma postagem nas redes sociais, uma chamada com a citação da empresa dentro de uma matéria escrita ou um comentário durante uma entrevista são oportunidades de reforçar o awareness da marca junto aos seus clientes potenciais.
Originalmente, o kit estava associado com a imprensa física: jornais, revistas, televisão ou rádios como estratégias de comunicação e relações-públicas. Atualmente, com a crescente presença das redes sociais no cotidiano, o press kit não se limita mais apenas à mídia tradicional. Hoje, o alcance de alguns influenciadores digitais é maior do que a mídia tradicional. O envio de press kits para influenciadores e formadores de opinião torna-se então uma nova forma de alcançar e engajar o público no ambiente digital, complementar a outras estratégias como SEO, tráfego pago, etc.
Qual a diferença entre press kit e mídia kit?
É comum as pessoas utilizarem os termos press kit e mídia kit de forma intercambiável, como se fossem sinônimos. No entanto, apesar de serem ações semelhantes, possuem diferenças relevantes. Ambos buscam destacar sua empresa com uma imagem positiva, porém têm finalidades e público-alvo distintos.
O press kit, como já explicado anteriormente, é um presente que visa divulgar seu negócio por meio de brindes relacionados com sua marca acompanhado de um cartão que conta um pouco sobre a empresa e o motivo pelo qual o presente foi dado. Geralmente, ele é oferecido para veículos de informação, seja a mídia tradicional (televisão, jornais e revistas impressos e rádio) ou digital (influenciadores e portais de informação online). O objetivo é causar interesse e encantamento em quem o recebe, possibilitando uma divulgação espontânea.
O mídia kit assume uma abordagem mais informativa, sendo formado por um conjunto de materiais de divulgação do serviço de empresas que vendem exposição de marcas das mais diversas formas. Ali são apresentados dados sobre a empresa, métricas de resultado disponíveis, o que foi produzido, futuras projeções, dados quantitativos e qualitativos dos resultados. Ele é enviado para parceiros e anunciantes, já que sua finalidade é comunicar o valor de seu negócio como solução ideal para as campanhas publicitárias dos anunciantes.
Enquanto o press kit envolve uma abordagem para encantar divulgadores da marca, o mídia kit é um material informativo para apresentar os diferenciais do seu plano de mídia para anunciantes.
Os 4 principais benefícios do press kit para seu negócio
Agora que entendemos o que é um press kit é importante entender porque escolher essa estratégia. Escolhemos quatro principais benefícios: controle de narrativa e atenção; estreitamento de laços com a mídia; gestão de reputação; oportunidade de divulgação espontânea.
1. Controle de narrativa e atenção
O press kit é uma maneira criativa de contar a história da sua empresa com alto nível de engajamento e atenção do destinatário. A entrega dos brindes com o release tem o poder de transmitir uma mensagem clara para quem recebe, com atenção plena para a sua marca. Na economia da atenção, ter um momento exclusivo para comunicar os valores da sua marca com pessoas que comunicam amplamente com seu público é um diferencial que toda a marca busca.
2. Estreitamento de laços com a mídia
Presentes são ideais para o estreitamento de laços, seja no âmbito pessoal ou corporativo. Seguindo essa lógica, o press kit surge como uma ótima estratégia de aproximar sua marca dos comunicadores e cultivar uma boa relação com eles. Para uma empresa que esteja entrando no mercado, há uma oportunidade de formar uma ótima primeira impressão. Já para marcar já conhecidas vale a máxima, quem não é visto não é lembrado.
leia mais: press kits sustentáveis: como impulsionar sua marca com brindes eco-friendly
3. Gestão de reputação
Para empresas iniciantes no mercado, a estratégia é uma forma de começar a criar uma reputação junto a uma parte interessada fundamental para o crescimentos de qualquer empresa. Caso sua imagem já seja conhecida, o press kit também serve de reforço daqueles valores que vêm sendo apresentados e respeitados ao longo do tempo perante a mídia, investidores e clientes. Não é novidade que reputação de marca gera vendas, então não se pode descartar que um dos efeitos indiretos de uma boa reputação é o aumento das vendas devido à segurança que a marca transmite através desses comunicadores. Cuidar da reputação da marca perante comunicadores se tornou tanto uma oportunidade quanto um dever das áreas de marketing no mundo atual.
4. Oportunidade de divulgação espontânea
Um desdobramento dos benefícios anteriores é a divulgação espontânea de sua empresa por formadores de opinião. Uma ação de envio de press kits bem sucedida cria a possibilidade de entrega de seu conteúdo por valor menor e maior engajamento quando comparado a conteúdos digitais patrocinados. Marcas como red bull, nike, coca-cola, apesar de já consolidadas no imaginário popular, permanecem com seus serviços de divulgação para influenciadores de opinião, reforçando seus valores de marca.
Portanto, relacionar-se com a mídia devem ser uma constante em sua empresa e o mesmo se aplica ao press kit. O uso de contextos, como eventos e feriados, pode ser uma ferramenta excelente para fazer sua marca ser lembrada por divulgadores ao longo do ano.
O que incluir em um press kit?
Os benefícios destacados, porém, não são garantidos para qualquer presente enviado, podendo esse se transformar em apenas mais um produto recebido e ignorado. A preocupação com a composição de seu kit é a chave para um press kit de sucesso. Por isso, separamos os principais itens que devem ser considerados em sua próxima estratégia de relacionamento com a mídia:
- embalagem de qualidade;
- presente com propósito;
- carta de apresentação.

1. Embalagem de qualidade
A primeira impressão é a que fica, e isso se inicia antes mesmo de abrir o presente, na embalagem. Apesar de muitas vezes esquecida ou menosprezada, é o primeiro contato do destinatário com seu kit, por isso, precisa ser pensada com cuidado. Sofisticação e customização são valores importantes que podem ser explorados nas embalagens. A escolha de opções sustentáveis, reutilizáveis, elegantes e únicas como uma caixa de madeira certificada feita por artesãos locais é essencial para o sucesso de sua estratégia.

2. Presente com propósito
O principal item é o presente em si e sua mensagem, não a escrita, mas aquela implícita. O maior erro percebido em press kits é a escolha de opções genéricas e sem diferenciação. Isso não apenas te afasta dos benefícios, como pode prejudicar seu negócio, passando uma imagem de falta de cuidado e pressa.
Por isso, ao montar o seu kit, use e abuse da criatividade! A originalidade será seu grande aliado para conseguir se destacar com o presente. Pense no contexto no qual o presente será dado, em quem o irá receber, nas bases da sua empresa e tente trazer uma conexão entre todos os pontos de maneira surpreendente e envolvente. No próximo tópico, vamos falar com mais detalhes como pode ser feita essa seleção.

3. Carta de apresentação
A carta de apresentação, também chamada de release, é a oportunidade de formar ideias e conexões mais complexas que podem não ser percebidas num primeiro momento apenas pelos objetos. Contudo, um release extremamente longo pode proporcionar o resultado oposto, em que a leitura maçante afaste quem recebe o presente de ler a mensagem por completo. Por isso, é importante selecionar bem seu conteúdo, conseguindo transmitir uma mensagem completa e envolvente, mas de maneira sucinta. O tom de voz utilizado também deve ser coerentes com a imagem da sua empresa, reforçando aquilo que sua marca representa.
Extra: logística eficaz, segura e sustentável!
Uma boa logística pode não ser notada para quem irá receber seu presente, mas tenha certeza que será a primeira coisa a ser percebida caso haja um transporte ruim. Garantir que o presente não venha quebrado, derretido, amassado ou estragado é o primeiro passo para uma boa experiência. Procure informações sobre a qualidade do centro logístico do seu fornecedor e a maneira que será realizado o manuseio do produto. Contar com empresas especializadas em presentes corporativos como a monai, que conta ainda com opções de transporte feito por motos elétricas próprias, pode gerar uma impressão ainda melhor para quem recebe.
Como montar um press kit que se destaque?
Compreendendo os elementos principais que compõem o press kit, a embalagem, o presente e a carta, vamos explorar algumas etapas fundamentais para aumentar as chances sucesso em uma ação de envio de press kits:
- elabore estratégias e monitore resultados;
- entenda quem será alcançado pela sua mensagem;
- tenha em mente o contexto do presente;
- use da criatividade para transmitir sua mensagem.
1. Elabore estratégias e monitore resultados
Como qualquer iniciativa corporativa, é necessária a elaboração de um planejamento básico para chegar aos resultados esperados. Por isso, logo de início, tenha em mente qual o objetivo da ação, quais serão as metas e as métricas que serão acompanhadas.
Para as empresas que já fizeram múltiplas ações, vale a pena comparar os resultados passados antes de começar a pensar na próxima ação. Exemplo: quais jornalistas ou influenciadores foram utilizados nas ações de maior resultado? Qual era a ocasião? O que foi enviado? Qual foi o custo da ação?
Importante planejar-se para medir esses resultados: por exemplo, não é incomum que as pessoas que postam nas redes sociais não marquem a marca na postagem. No caso de stories, esse conteéudo desaparece com 24 horas. Portanto, ter alguém acompanhando as pessoas é fundamental para o sucesso dessa estratégia.
2. Entenda quem será alcançado pela sua mensagem
Quem irá receber seu presente? É de extrema importância identificar qual o público-alvo da ação. Diferentes mídias e influenciadores conversam com diferentes públicos. Assim, sua marca consegue analisar qual mídia é mais interessante para uma divulgação e como realizar essa ação.
Também é de extrema relevância compreender quais as características e valores das pessoas que estão sendo presenteadas para não ocorrer conflito de interesses. Por exemplo, uma influencer digital vegana não irá divulgar sua marca ou aprovar sua empresa caso seu kit contenha produtos de origem animal ou testados em animais. Alguns perfis são melhores para gerar gatilhos de venda, enquanto outros são ótimos para reforçar o valor da marca. Entender essas diferenças ajuda a gerar os resultados desejados para sua ação.
3. Tenha em mente o contexto do presente
O press kit é uma estratégia utilizada quando há uma razão por trás do presente: é uma divulgação de um novo produto? De um evento? Uma atualização da marca? O presente deve sinalizar claramente esta razão. O release é a maneira mais óbvia de realizar essa apresentação. Porém, um brinde que se relacione com a mensagem é a melhor maneira de impactar positivamente e gerar conexão genuína com quem recebe.
Exemplo: O Sebrae ES estava lançando rotas turísticas no estado e, para isso, montou um press kit com seis produtos representativos das regiões em questão, trazendo o mapa e a histórias dos produtores de cada região. Essa conexão é uma ótima forma de gerar resultados genuínos para a sua marca.
4. Criatividade para transmitir sua mensagem
A estratégia de press kit já está presente no mundo corporativo há muito tempo, sendo utilizada amplamente pelas empresas. Por isso, um presente genérico com uma grande carta detalhada pode passar batido para a mídia, que sempre busca profundidade nos assuntos discutidos no dia-a-dia. O uso da criatividade e autenticidade é o elemento principal de diferenciação. Por isso pense na sua marca, no público atingido e no contexto dado para pensar em produtos inovadores ou estratégias fora do convencional.
Escolher um press kit alinhado com todas essas questões pode não ser uma tarefa simples. Por isso, empresas especializadas em presentes corporativos podem ser grandes aliadas nessa tarefa. A monai se especializou em criar press kits sustentáveis que garantem impacto positivo, valorizando as histórias de seus produtores e artesãos e aproximando pessoas de pessoas. A partir da nossa curadoria de mais de 80 fornecedores e 250 produtos, nós podemos te ajudar a sair do campo das ideias, desde o entendimento do público até a entrega dos presentes para a mídia e influenciadores.
Por que utilizar produtos ecológicos e sustentáveis em seu kit?
Como dito nos tópicos anteriores, o press kit tem uma grande importância ao apresentar sua empresa para os canais de comunicação. Produtos sustentáveis surgem como uma solução para três problemas: o impacto das empresas no meio ambiente e sociedade, a diferenciação de sua empresa e o reforço de valores da sua marca como cuidado, atenção aos detalhes, etc.
A emergência climática é uma realidade. Cada vez mais somos bombardeados por notícias que mostram os impactos de eventos climáticos extremos afetando a vida de milhares de pessoas (quando nnao somos diretamente atingido por elas). O aumento da frequência e gravidade destes eventos trazem à tona a importância de tomarmos atitudes conscientes que minimizem os impactos causados pelo homem na natureza. Na escolha de presentes, a preocupação se mantém. Pensar sobre redução da produção de lixo, agricultura sustentável e distribuição de renda são apenas algumas das considerações que precisam ser feitas ao escolher um bom press kit.
Produtos sustentáveis são uma oportunidade de criar um storytelling cativante e demonstrar criatividade. Mesmo que os produtos não transmitam a mensagem completa em um primeiro momento, conectar a narrativa com a história de seus produtores e o modo de produção podem ser ótimas estratégias de diferenciação e encantamento. Por exemplo, chocolates podem parecer um presente simples, mas chocolates brasileiros de pequenos produtores, feitos com cacau produzido na Amazônia são carregadas de significados que podem gerar conexão genuína com sua empresa.
Por fim, utilizar produtos sustentáveis se mostra como uma ótima maneira de reforçar valores importantes no mundo corporativo, como cuidado, personalização, etc. Discursos podem se tornar vazios se não forem acompanhados de medidas concretas. Enviar um press kit que contribua com a mensagem que a empresa tentar passar em suas mídias digitais é uma ótima forma de ser lembrado por esses valores tanto no online quanto no offline.
leia mais: como escolher presentes sustentáveis para clientes
Como escolher os melhores produtos sustentáveis?
Já tendo compreendido a importância da sustentabilidade para a escolha do press kit, fica a questão: como selecionar os melhores produtos que transmitam sustentabilidade, sofisticação e a mensagem da minha marca? Em um primeiro momento, entender todos os aspectos do seu presente auxilia nesta tarefa, fazendo perguntas sobre: como é produzido? Como é utilizado? Como é descartado?
Nessa investigação, o principal obstáculo aparente é o greenwashing, ou seja, produtos dados como ecologicamente corretos, mas que na verdade não são, utilizando-se de um marketing enganoso. Para evitar esta situação, é preciso buscar a fundo as práticas da empresa. Quando o presente não for algum produto da própria empresa, busque conhecer a história de seu produtor, preze pela transparência da produção e quando possível, a existência de certificações como fair trade e orgânico. Essas informações podem ser utilizadas de forma explícita, sendo citadas no release, ou implícita, onde esses atributos são percebidos por quem recebe os presentes, mesmo sem serem comentados diretamente.
Se tudo isso parecer esforço demais e você preferir ajuda de alguém no processo, é para isso que a monai nasceu. Somos uma empresa especializadas em brindes sustentáveis, e tornamos o seu caminho mais fácil e seguro para garantir sustentabilidade e eficiência no seu próximo press kit.
3 ideias de press kit
Como já dito diversas vezes, o press kit é uma experiência personalizada. Buscar respostas prontas pode trazer um tom genérico e repetitivo para sua estratégia. Portanto, a busca de ideias diferentes é essencial para chegar em seu kit, por isso, separamos 3 projetos realizados pela monai para inspirar o seu negócio!

Mulheres de Impacto
Unindo sustentabilidade, personalização e o empoderamento feminino, o Kit Mulheres de impacto traz o café feminino orgânico da COOPFAM. Nele, trouxemos o protagonismo feminino, prioridade da iniciativa Mulheres de Impacto, um programa de networking focado em primeiras lideranças, fortalecido com o storytelling do café, reforçando seus ideais para as mulheres que disponibilizaram seu tempo para serem mentoras do programa e que receberam esta deliciosa surpresa.

EmpoderaDonas
Ainda olhando para o empoderamento feminino, temos o kit empoderaDONAS, feito para o Sebrae-ES, destacando produtos e o empreendedorismo feminino regional. O kit é composto por essências, café e chocolate que contam histórias do empreendedorismo de mulheres capixaba. Além de divulgar o evento, o presente conecta as convidadas com histórias reais daquilo que o SEBRAE busca promover.

MIVITA
Pensando em uma proposta de descontração, mas sem perder a elegância, a MIVITA, construtora do Espírito Santo, optou por uma seleção exclusiva da monai com produtos do estado. Composta por uma tábua de madeira, champanhe, geleia e macadâmias, todos os produtos reforçam o ideal de produções sustentáveis com madeira reflorestada e produção ecológica de pequenos produtores. Uma proposta memorável e marcante para quem recebe e para quem produz.
Como a monai pode te ajudar?
Fica evidente a possível complexidade na construção de um press kit de qualidade. E necessário criatividade, um amplo conhecimento das tendências do mercado de presentes, conhecimentos logísticos, ciência das melhores opções de produtos e planejamento de uma embalagem que se destaque. Quando somada com a ideia de sustentabilidade, os benefícios dobram, mas o trabalho tambéma aumenta. Por isso existimos, queremos te ajudar!
A monai é uma empresa especializada em brindes corporativos sustentáveis que tem o propósito de criar presentes melhores para o mundo. Através do ato gratificante de presentear, buscamos levar uma conexão humana e genuína para as ações de sua empresa enquanto causamos um impacto positivo no planeta e na sociedade.
Nossa curadoria é composta por produtos de pequenos produtores e artesãos dos seis biomas brasileiros, feitos por mulheres, povos indígenas, empreededores negros, comunidade LGBTQIA+… Assim, celebramos a diversidade brasileira valorizando nossas riquezas naturais e culturais. Para conhecer mais, acesse nossa curadoria.
Como funciona?
Primeiro partimos de uma conversa. Queremos te apresentar nossa empresa e, principalmente, entender mais detalhes da estratégia, precisamos de informações sobre o objetivo do presente, quem irá receber, para quando você deseja, o local que será feita a entrega e quaisquer restrições existentes.
O segundo passo é a seleção de produtos que vão compor o kit, a embalagem, a mensagem e o design. Entendendo que este trabalho deve ser em conjunto, após compreender melhor o seu negócio e a situação, podemos selecionar os melhores produtos e ideias para você de uma curadoria ampla de produtos brasileiros e sustentáveis, valorizando o meio ambiente e as pessoas. Enquanto cuidamos do design, escreva uma mensagem personalizada para adicionarmos no presente. Com tudo pronto, levamos para sua aprovação e em seguida seguimos com a produção.
Por fim, com o kit escolhido, a carta escrita e o design selecionado, já temos tudo pronto para a produção. Toda a logística é de nossa responsabilidade: recebimento dos produtos, montagem dos kits, envio e acompanhamento das entregas em qualquer lugar do brasil.
Presentes recebidos? Hora de medir os indicadores definidos lá no início do projeto, enquanto os presenteados aproveitam para se conectar genuinamente com a sociobiodiversidade brasileira e te ajudam a reforçar os valores estratégicos da sua marca.
Um pensamento sobre “Press kits sustentáveis: guia completo para impulsionar sua marca”