Presentes para clientes: dicas para encantar e fidelizar
Dar presentes para clientes é uma excelente estratégia de marketing para a fidelização e fortalecimento de laços. Mas também pode gerar um risco para o seu negócio. Como então podemos garantir uma ação dessas tenha sucesso? Para responder esses questionamentos e te ajudar a elaborar o melhor projeto trouxemos os principais pontos sobre porque e como presentear clientes.
O que você vai encontrar nesse texto?
- Por que presentear clientes?
- Quais os benefícios de presentear clientes?
- Quais brindes os clientes mais gostam?
- O que dar de presente para clientes?
- Atenção ao Compliance!
- Como montar um presente corporativo para encantar clientes?
- Onde entregar um presente corporativo para clientes?
- Valores sustentáveis para o presente
- Quem somos?
Por que presentear clientes?
Presentear clientes é uma estratégia de marketing já muito conhecida. Aliás, presentear pessoas é um ato que remonta à antiguidade e sempre teve uma relação muito conectada a um gesto de respeito e gratidão, o que permanece sendo verdade até hoje.
Com um mercado cada vez mais competitivo, já não basta atender as expectativas dos clientes. Muitas vezes, para fidelizá-los é preciso encantar. Garantir uma entrega dentro do escopo, prazo, custo e qualidade já não são critérios suficientes para garantir recompra ou evitar que seu cliente seja atraído por uma oferta concorrente, mesmo em relacionamentos business-to-business (B2B).
Nesse caso, os presentes para clientes possuem essa função de encantamento, enquanto refletem certos valores, como cuidado, atenção aos detalhes e gratidão. O presente também pode se tornar um motivo para retomar um contato adormecido para perguntar o endereço do cliente e, porque não, apresentar novas soluções que sua empresa esteja lançando que possam ser do seu interesse.
Seja para manter o cliente ou expandir negócios, o presente corporativo pode ser a sua melhor estratégia para gerir e ampliar a carteira de clientes existente.
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Quais os benefícios de presentear clientes?
Presentear clientes já é uma estratégia muito utilizada pelas empresas, como por exemplo no marketing de experiência, mas, muitas vezes ainda sem muitos objetivos claros. É importante, que como toda estratégia de marketing e comunicação, a ação também tenha seus objetivos claros. Alguns benefícios de presentear clientes são:
- cross-sell
- up-sell
- fortalecer posicionamento da marca
- evitar churn ou perda de clientes
- mudar uma percepção negativa
Portanto, presentear pode ser uma ótima estratégia de negócios, desde que planejada e executada com objetivos claros.
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Cross-sell
O presente pode ser utilizado para apresentar um novo produto ou oferta a um cliente existente. Exemplo: minha empresa tem uma oferta que atende tanto a área de operações quanto tecnologia. Se o meu contrato atual é com a área de operações, enviar um presente para a área de tecnologia apresentando a oferta existente pode ser uma porta de abertura para novos negócios.
Dica: fim de ano é um momento de revisar estratégias e elaborar novos planos. Presentear neste momento é uma forma de ser lembrado na revisão do planejamento orçamentário do ano seguinte seja como prestador de serviço ou fornecedor de materiais e equipamentos.
Up-sell
De maneira similar ao cross-sell, aqui a proposta é fidelizar o cliente ao seu produto e ser lembrado para novos projetos que a empresa cliente esteja planejando. O presente nesse caso é uma excelente desculpa para retomar um contato que esteja adormecido após um bom tempo desde que o contrato inicial foi firmado e abrir novas conversas que podem gerar novos negócios.
Criar laços verdadeiros com os clientes é essencial para garantir sua lealdade em um momento de renovação de contrato. Um presente pode transmitir uma mensagem de valorização de seu cliente, trazendo proximidade e criando laços que vão além da relação transacional.
Fortalecer o posicionamento da marca
Empresas que se posicionam como sustentáveis podem utilizar esse ato para reforçar esses valores e contar mais sobre suas ações, aumentando a percepção de valor sobre o serviço ou produto vendido. Isso é uma oportunidade de falar de um assunto cada vez mais relevante de uma forma leve, sem ter que investir milhões em meios de comunicação em massa para atingir aqueles que são possíveis clientes da marca. Por exemplo, empresas podem oferecer um kit de chocolates orgânicos feitos por pequenos produtores ou, caso seja um negócio que trabalhar questões de diversidade e inclusão, pode-se escolher produtos feitos por mulheres ou negros.
Os presentes são a materialização de sentimentos e valores, além da gratidão que seus clientes irão sentir, pense em oferecer uma opção de presente que carregue valores compartilhados entre as partes, estreitando o relacionamento.
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Evitar churn ou perda de clientes
Empresas que valorizam um atendimento personalizado sabem que a venda não termina com a aquisição do seu produto ou contratação do seu serviço. Clientes recorrentes são fonte de receita com custo de aquisição baixo comparado a novos clientes. Ou seja, oferecer um pós-venda surpreendente pode ser um excelente diferencial para garantir a recorrência da base de clientes.
Além disso, por mais que a sua empresa tente fazer tudo certo, às vezes as expectativas do cliente são frustradas. Um presente com a mensagem correta pode alterar a percepção do cliente sobre a sua marca e fazê-lo considerar trabalhar com sua empresa novamente no futuro.
Quais brindes os clientes mais gostam?
Quando pensamos em presentes corporativos, precisamos sempre ter em mente quem irá receber e suas preferências antes mesmo de analisar nossas ideias e opções. No entanto, é muito importante lembrar que um presente não é só sobre quem recebe, nem só sobre quem oferece, mas sobre a relação, aquilo que conecta ambos.
Cada negócio possui um tipo de cliente, com perfis distintos. Uma empresa que vende contratos no mercado livre de energia tem um tipo de cliente, enquanto uma consultoria que atua nesse mesmo mercado, outro. Entender essas diferenças é fundamental para criar uma opção que agrade quem recebe enquanto comunica de forma clara a mensagem que a empresa quer passar.
Sem trazer uma lista definitiva, trouxemos algumas ideias que podem ser exploradas em diferentes contextos para serem avaliadas:
- Experiências únicas
- Produtos exclusivos
- Cestas de aperitivos e bebidas
- Artesanatos culturais
leia mais: brindes corporativos: surpreenda seus clientes e funcionários com presentes criativos e sustentáveis
Experiências únicas
Quem não gosta de se sentir especial? Empresas podem escolher oferecer experiências inesquecíveis para seus clientes. Por exemplo, uma marca de moda feminina pode levar suas clientes lojistas para um evento de moda como a São Paulo Fashion Week com assentos especiais e um café com as modelos da marca. Uma empresa que trabalha com uma cadeia de impacto positivo pode levar seus clientes para conhecerem uma das produções, o que pode fortalecer a percepção de valor de seus clientes sobre seu trabalho.
Produtos exclusivos
Algumas empresas têm itens únicos da marca que podem ser utilizados em ações de relacionamento. Um exemplo é a caju, empresa de benefícios que tem uma jaqueta personalizada de cajuzinhos coloridos que é o DNA da marca. Você também pode seguir uma opção mais conservadora, assim como a Gerdau fez no dia do Engenheiro ao presentear alguns. deseus clientes com uma mochila feita com tecido reciclado.
Dessa forma, além da gratidão pelo presente, também terá um sentimento de exclusividade por ser um produto exclusivo feito somente para aquela ação. Vale aproveitar e usar esse fator exclusividade para levar a mensagem de cuidado que a empresa tem com seus clientes.
Cestas de aperitivos e bebidas
Presentear com um bom vinho, uma tábua de frios, cafés especiais e chocolates artesanais são uma forma especial de celebrar a relação com itens que levam uma experiência memorável para seus clientes. Essa opção pode ser utilizada no momento de celebrar um novo contrato ou até mesmo de um aniversário do colaborador que é o decisor dentro do cliente. Elaborar um kit especial com produtos sustentáveis e com impacto positivo na cadeia de fornecimento transmite valores de cuidado e protagonismo ao reconhecer o papel da empresa como parte da solução dos problemas da sociedade.
Uma ideia legal é conectar a origem dos produtos com a origem da empresa que está presenteando. Por exemplo, uma empresa mineira pode escolher produtos de Minas Gerais. Uma empresa que atua na Bahia pode focar em produtos do estado, do Amazônas, idem.
Artesanatos culturais
Considere a rotina de seu cliente e seus hábitos. Quase todo mundo tem hábito de tomar café, chá ou alguma bebida quente. Presentear com uma xícara personalizada com a marca da empresa feita em cerâmica artesanal pode ser uma ótima opção para levar a exclusividade de um produto artesanal. Uma opção que traz uma forte mensagem de valorização cultural do Brasil são as cerâmicas tradicionais. Na monai trabalhamos com ceramistas do Vale do Jequitinhonha, da Serra da Capivara e da Ilha de Marajó no Pará, a primeira cerâmica do Brasil.
O que dar de presente para clientes? 5 ideias de brindes sustentáveis
Para te ajudar na escolha de presentes criativos para clientes especiais, separamos 5 ideias que unem sofisticação e sustentabilidade, com histórias de impacto positivo da nossa curadoria.
Kit Amazônia II

O kit Amazônia II conta com os melhores sabores da Amazônia para uma comemoração fora do tradicional. A cachaça de jambu é uma bebida característica da região com efeito anestésico único, acompanhado de algumas conservas: abacaxi com pimenta assîsî, flor de jambu e vitória régia e geléias: manga com cumaru, banana e cacau e cupuaçu. Para finalizar, um chocolate produzido com cacau cultivado por mulheres ribeirinhas na Amazônia.
Kit Seleção Biodiversidade II

Pensando em petiscos para promover um momento de relaxamento, sugerimos o kit seleção biodiversidade II que apresenta vários sabores da biodiversidade brasileira enquanto garante uma apresentação sofisticada. A caixa é feita de madeira de peroba certificada, uma madeira nativa do nosso país. O kit ainda é composto por uma tábua de frios, castanha de baru produzida pela agricultura familiar, queijo querciola orgânico com certificado de bem-estar animal, socol orgânico, cerveja de maracujá da caatinga brasileira e geleia de pimenta amazônica.
Kit Seleção Biodiversidade III

Outra variação é o kit seleção biodiversidade III que conta com a cerveja de umbu produzida no sertão bahiano, a castanha de caju feita pela produção familiar, as macadâmias orgânicas, o socol orgânico, o queijo querciola com certificação de bem-estar animal e a conserva amazônica de abacaxi. Neste kit, temos os sabores de diferentes biomas do brasil com foco na preservação e empoderamento das comunidades locais.
Kit Indígenas I

Para clientes em que bebidas alcoólicas não são uma opção, trazemos um presente surpreendente com vários produtos feitos por povos indígenas de todo o Brasil. O kit indígenas vem apresentado em um marvilhoso urutu (um pequeno cesto) da etnia baniwa. Além disso, temos duas barras de chocolate com cacau cultivado em terras indígenas (Yanomami e Paiter Suruí), o mel maturado de abelhas nativas da Tupyguá, dos agricultores indígenas tupiniquim e guarani, a castanha-do-Brasil coletada pelos Kayapó e uma cerâmica artesanal da etnia Tukano, do alto Rio Negro. Esse kit proporciona uma experiência incrível para quem recebe conhecer mais sobre os povos originários do Brasil além de gerar renda para essas comunidades, garantindo preservação de sua cultura e os biomas em que vivem.
Kit Seleção Biomas

Por fim, mais uma opção sem álcool. O kit seleção biomas. traz produtos dos seis biomas brasileiros – para quem não lembra quais são, por ordem de tamanho: mini geleias artesanais com sabores da Amazônia, Castanha de baru do Cerrado, Mel de abelhas nativas da Mata Atlântica, Doce de Umbu da Caatinga, Azeite de Oliva orgânico do Pampa e uma linda xícara de cerâmica artesanal do Pantanal.
Atenção ao Compliance!
Para dar presentes para clientes é preciso ter um certo cuidado em relação a política de compliance das empresas. O compliance é formado pelo conjunto de normas e regras de uma empresa, que incluem além de políticas internas, as condições específicas que cada negócio segue para poder aceitar ou recusar presentes. Por exemplo, algumas empresas precisam devolver brindes corporativos caso eles incluam bebidas alcoólicas ou ultrapassem certo valor. O valor de referência global para presentes corporativos é de 50 dólares, permitindo escolher a maioria das opções da nossa curadoria.
Portanto, em negócios B2B, não é possível pensar em presentear clientes sem considerar o compliance, correndo o risco de ter o presente devolvido. Assim, tente se informar das políticas adotadas pela empresa antes de pensar em opções para sua estratégia.
Como montar um presente corporativo para encantar clientes?
Para montar um presente especial que encanta quem recebe é preciso ter atenção aos detalhes. Para simplificar o processo, dividimos esse desafio em três etapas:
- mensagem
- embalagem
- presente
Mensagem
Antes de mais nada é importante pensar na mensagem central que será levada junto ao presente: agradecimento, celebração, felicitações são algumas das possibilidades. É importante levar em consideração que, cada vez menos as pessoas lêem textos longos, então, ser direto na mensagem e utilizar narrativas envolventes aumentam as chances de quem receber o presente ler a mensagem até o final.
O local onde a mensagem é trazida também é importante. Uma frase escrita na caixa personalizada terá muito mais chance de ser lida quando comparada a um texto escrito em um cartão que vai junto a caixa. Busque aliar gatilhos emocionais para conectar o cliente à sua marca, afinal o presente corporativo, por mais formal que seja, ele é uma forma de gerar conexão emocional entre pessoas que representam empresas. Não esqueça disso quando for criar a mensagem.
Presente
Como já falamos anteriormente, o presente em si já é carregado de mensagens subliminares. Trabalhar com produtos orgânicos, artesanatos e personalizados já mostra que houve um cuidado extra desde sua concepção. Além disso, escolha produtos que tragam significado para a relação comercial de vocês, refletindo valores ou ideais compartilhados. Também pense no que será de proveito para quem o recebe, garantindo que não será um brinde rapidamente esquecido e que marque o momento. Para a entrega do presente, é fundamental pensar nos cuidados logísticos necessários para que o produto esteja bem embalado e chegue até destinatário da forma como é esperado.
Embalagem
A embalagem é onde começa o seu presente, será o primeiro contato que o cliente tem com o item, por isso, garanta uma boa primeira impressão. Embalagens com muito plástico, isopor, acrílico ou outros materiais poluentes e descartáveis podem destruir valor para sua marca. Invista em embalagens de produtos que podem ser reutilizadas, como caixas de madeira certificadas, bolsas de tecidos orgânicos ou papel cartão reciclado. Se não for possível, no mínimo itens reciclados e recicláveis como por exemplo o papelão.
Outra questão importante é onde o cliente irá receber. Se for diretamente em domicílio, sugerimos que a embalagem seja uma caixa, nesse caso é importante que os itens estejam bem acomodados, para não parecerem vários produtos soltos dentro de uma caixa, como uma compra normal de e-commerce. Lembre-se que as pessoas têm uma propensão a ler da esquerda pra direita e de cima para baixo. Organizar os itens de maior impacto dessa forma pode gerar um impacto positivo no cliente. Se for ser entregue em um evento, é importante que seja um item compacto e leve que possa ser facilmente carregado.
Onde entregar um presente corporativo para clientes?
O momento de entrega do presente é uma ótima oportunidade de estabelecer um contato positivo e descontraído. Assim, sugerimos que seja feito pessoalmente sempre que possível. Quando a equipe comercial não puder visitar os clientes pessoalmente, eventos podem ser uma ótima maneira de presentear. Nesses eventos, os clientes podem participar de experiências únicas com um jantar que crie a narrativa e o momento perfeito para a entrega do presente no momento de saída.
Por fim, se não for possível entregar pessoalmente, é importante garantir que a lista de endereços de envio está correta. Confirmar os endereços dos destinatários antes do envio é uma forma de garantir que todos receberão seus presentes em tempo. Atenção com envios em épocas de alta demanda do varejo, como black friday e fim de ano pois as transportadoras podem atrasar as entregas – quando não extraviam as mercadorias – devido às altas demandas.
Valores sustentáveis para o presente
Com um mundo em emergência climática e uma sociedade que sofre com níveis crescentes de desigualdade, a responsabilidade das empresas em serem cada vez mais parte da solução e não do problema é crescente. Para aquelas empresas que já vivem estes valores o presente é uma ótima oportunidade de reforçar seu posicionamento. Para aquelas ainda no início da jornada, é uma boa oportunidade para gerar impacto positivo para as pessoas e o meio ambiente em um gesto tão simbólico e cheio de significado.
Portanto, presentear com presentes sustentáveis e ecológicos é uma oportunidade de transmitir aos cliente que seu negócio possui um propósito para além do lucro, buscando construir um mundo equilibrado que respeite a biodiversidade e promova um futuro sustentável. Assim, além de criar proximidade com seus clientes, ainda é uma oportunidade de contribuir com a construção de um futuro melhor.
Quem somos?
A monai é um negócio social de brindes corporativos sustentáveis, fundamentado nos princípios de equilíbrio econômico, social e ambiental.
Vivemos em um contexto marcado por desigualdades, degradação ambiental e crises climáticas. Diante desse cenário, é fundamental buscar soluções verdadeiramente sustentáveis. A monai surge com o propósito de demonstrar que esse caminho é possível, unindo justiça social, sustentabilidade ambiental e o cuidado em presentear. Nosso compromisso é com produtos que reflitam a essência do Brasil e nossos valores. Percorremos o país em busca de pequenos produtores que promovem práticas ecológicas e valorizam a cultura brasileira enquanto protegem o meio ambiente. Daí, levamos seus produtos e histórias como presentes para empresas que buscam se conectar de uma forma inovadora com suas partes interessadas, (colaboradores, parceiros e clientes) e gerar impacto positivo para todos.
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