dar presentes para clientes no fim de ano é uma tática de marketing excelente para a fidelização e criação de laços, utilizando uma data carregada de simbologia. no entanto, isso traz o questionamento, o que devo dar de presente para meus clientes? quais brindes eles irão gostar?
para responder esses questionamentos e te ajudar a elaborar a estratégia da melhor maneira, trouxemos os principais pontos sobre como e porque presentear clientes nas festas de final de ano, leia mais a seguir!
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o que você vai encontrar nesse texto:
- Por que dar presentes para clientes no fim de ano?
- Quais os benefícios de presentear clientes nas festas de fim de ano?
- Quais brindes os clientes mais gostam?
- O que dar de presente de final de ano para clientes? 5 ideias de brindes
- Compliance
- Como montar uma cesta de natal corporativa para clientes?
- Valores sustentáveis para o presente
- o que é a monai?
Por que dar presentes para clientes no fim de ano?
presentear clientes é uma estratégia de marketing já muito conhecida, tendo resultados diretos na empresa. garantir uma boa experiência de compra já não é o suficiente para fidelizar, perdendo-se entre a concorrência. atualmente, é necessário encantar e surpreender para ser lembrado.
os presentes de fim de ano para clientes possuem essa função de encantamento e surpresa, enquanto reflete certos valores, como a valorização dos clientes por parte da empresa e certa exclusividade oferecida a ele. épocas festivas como ano novo e o natal são momentos já de abertura e sentimentalismo, ter sua empresa inserida nesse contexto é uma tática valiosa de marketing.
Quais os benefícios de presentear clientes nas festas de fim de ano?
dar presentes para clientes de final de ano já é uma estratégia muito utilizada, como por exemplos no marketing de experiência, mas, quando feita nas festas de fim de ano, os benefícios são ainda mais acentuados. assim, presentear possibilita:
- ser lembrado para o próximo ano
- fortalecer laços
- oferecer uma boa experiência de compra
- reforçar valores
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ser lembrado para o próximo ano
o fim de ano é um momento de revisar estratégias e elaborar novos planos, ser presente neste momento é uma forma de ser lembrado para a inclusão no planejamento do próximo ano seja como prestador de serviço ou fornecedor. assim, presentear clientes no final do ano é ser lembrado em um momento crucial
fortalecer laços
criar laços com os clientes é essencial para garantir sua lealdade no momento de compra e manter uma relação transparente, a qual permita passar feedbacks e ajustar melhorias do seu negócio. dessa forma, quando presenteado de uma maneira eficaz, é transmitida uma imagem de abertura e valorização de seu cliente, trazendo proximidade e se destacando dos demais.
oferecer uma boa experiência de compra
como já há muito entendido pelas empresas em geral, o cuidado não deve finalizar com a compra de seu produto ou contratação do seu serviço. clientes recorrentes oferecem uma venda mais econômica e menos trabalhosa do que a busca por novos. ou seja, garantir que o cliente tenha uma positiva de compra é o básico que, provavelmente, os seus concorrentes também estão oferecendo, oferecer um pós-compra surpreendente é o que te destacará perante os demais, presentes são uma forma de oferecer esse encantamento e o final de ano é um ótimo contexto para isso.
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reforçar valores
os presentes são a materialização de sentimentos e valores, além da gratidão e valorização que seus clientes provavelmente irão sentir ao receber o brinde, pense em oferecer uma mensagem carregada de valores compartilhados entre as partes, estreitando o relacionamento. por exemplo, empresas que lidam com a sustentabilidade podem oferecer no final do ano um kit de chocolates orgânicos nacionais ou, caso seja ligado a questões feministas, veja opções de cafés produzidos por cooperativas lideradas por mulheres. portanto, presentes para o final de ano são uma oportunidade de relembrar o propósito da empresa e de seu cliente.
Quais brindes os clientes mais gostam?
quando pensamos em dar presentes, temos que considerar quem irá receber e suas preferências antes mesmo de analisar nossas ideias e opções. assim, pensar em o que os clientes gostariam de ganhar é o primeiro passo para essa estratégia.
cada modelo de negócio possui um tipo de cliente, tendo perfis distintos que não podem ser resumidos a 5 ideias de referências que funcionariam para todo caso. contudo, separamos algumas ideias gerais que são de agrado de grande parte dos clientes, veja a seguir para se inspirar, mas tenha em mente qual o perfil que você deseja agradar, seu tipo de consumo e as relações da empresa.
- condições de compra especiais
- produtos exclusivos da empresa
- cestas de aperitivos e bebidas
- kit com utilidades
- presentes com valores sustentáveis
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condições de compra especiais
este item com certeza será de grande agrado, quem não gosta de um bom desconto? contudo, pode se tornar impessoal e genérico, sendo facilmente esquecido em certos modelos de negócio que a estratégia já é muito utilizada. recomendamos oferecer condições especiais para clientes mais quentes e recorrente, os quais com certeza usarão a oportunidade e se sentirão felizes pela consideração. para um trabalho mais personalizado, pense em unir esta ação com alguma outra, assim, além de conseguir uma recorrência e preferência do consumo, o presente será mais marcante para o cliente.
produtos exclusivos da empresa
para empresas que lidam com produtos físicos, sobretudo aqueles que atendem o consumidor final, é uma boa ideia o lançamento de uma linha especial para seu cliente durante as festas de fim de ano. dessa forma, além da gratidão pelo presente, também terá um sentimento de exclusividade e valorização oferecidos por uma linha especial feita para ele. use storytelling sobre o produto para acentuar sua importância perante quem irá receber.
cestas de aperitivos e bebidas
presentear com um bom vinho, uma tábua de frios, cafés especiais e chocolates artesanais são uma forma de estar presente nas festas de fim de ano do seu cliente, trazendo bons momentos. elaborar um kit para seu cliente traz proximidade, podendo estreitar laços enquanto transmite valores de cuidado e elegância ao ser elaborado da maneira correta.
kit com utilidades
um kit escritório, eletrônicos, bolsas e mochilas, mouse pad, há inúmeras opções que possam ser úteis para seu cliente. esta ação, se realizada de maneira eficiente, será um lembrete diário da sua marca. contudo, pense que esta estratégia já é muito conhecida, podendo virar apenas mais uma caneta de empresa, sendo descartada ou caindo no esquecimento. assim, considere a rotina de seu cliente, entendendo suas demandas e o que será útil em seu dia-a-dia, mas pense em incluir elementos especiais neste kit que trarão surpresa para quem recebe, saindo do padrão, como um caderno personalizado feito de material reutilizado ou um chocolate orgânico acompanhando a cesta.
presentes com valores sustentáveis
caso seu cliente esteja alinhado com propósitos sociais, pense em presentear com algo que reflita essa preocupação. um brinde ecológico, com uma produção que não agrida o meio ambiente, um produto artesanal feito por populações tradicionais e uma embalagem reciclável e reutilizável são algumas possibilidades que podem ser elaboradas. nessa ação, use o storytelling para explicar o significado do presente, sua origem e seu impacto ambiental e social. com o movimento ambiental em ascensão e por ser uma estratégia ainda muito pouco utilizada, tenha certeza que é uma oportunidade para se destacar dos demais, demonstrando preocupação e apreço de uma forma criativa.
O que dar de presente de final de ano para clientes? 5 ideias de brindes sustentáveis
para te ajudar na escolha do presente criativo de final de ano para clientes especiais, separamos 5 ideias que unem sofisticação e sustentabilidade de nossa curadoria, acesse aqui para conhecer mais produtos!
kit Amazônia II
o kit Amazônia II conta com os melhores sabores da amazônia para uma comemoração de final de ano fora do tradicional. a cachaça de jambu é uma bebida característica da região com efeito anestésico característico. acompanhado com conservados de abacaxi com pimenta assîsî, flor de jambu e vitória régia, produtos da amazônia que garantem conservação e encantamento. além disso, buscando o empoderamento de mulheres tradicionais da região, é trazida um trio de geleias com sabores da floresta e um chocolate de produção ecológica.
kit seleção biodiversidade II
pensando em petiscos para aproveitar o fim do ano, trouxemos o kit seleção biodiversidade que conta com a biodiversidade do brasil enquanto garante uma presença marcante nesta data especial. a cesta é composta por uma tábua de frios, a castanha de baru produzida pela agricultura familiar, o queijo querciola certificado de bem-estar animal, o socol orgânico, a cerveja de maracujá da caatinga brasileira e a geleia de pimenta amazônica.
kit seleção biodiversidade III
outra variação do kit de biodiversidade é este que conta com a cerveja de umbu produzida no sertão bahiano, a castanha de caju feita pela produção familiar, as macadâmias orgânicas, o socol orgânico, o queijo com certificação de bem-estar animal e a conversa amazônica. neste kit, temos os sabores de diferentes biomas do brasil com foco na preservação e empoderamento das comunidades locais.
kit indígenas I
para clientes em que não é possível dar bebidas alcoólicas, trazemos um presente surpreendente feito pelos povos indígenas brasileiros, o kit indígenas. nesse presente, trazemos uma embalagem original, uma cesta artesanal indígena, recehada do mel Tupyguá, a castanha-do-Brasil, o chocolate Paiter Suruí e Yanomami e uma cerâmica artesanal. com esse kit, é possível empoderar financeiramente os povos originários brasileiros, garantindo preservação de sua cultura e os biomas em que vivem.
kit seleção biomas
por fim, trouxemos mais uma opção sem álcool, o kit seleção biomas. aqui, selecionamos minigeleias artesanais com frutos amazônicos, acompanhadas do azeite orgânico, o mel Tupyguá feito por abelhas nativas manuseadas pelas populações indígenas, a castanha de baru produzida por agricultura familiar, kit de cerâmica artesanal e doce de umbu feito na caatinga também de forma orgânica.
Compliance
para dar presentes para clientes de final de ano é preciso ter um certo cuidado em relação a política de compliance da empresa. o compliance é formado por normas e regras de uma empresa, estas incluem além de políticas internas, as condições específicas que cada negócio segue para poder aceitar ou recusar presentes. por exemplo, algumas empresas precisam devolver brindes corporativos caso eles incluam bebidas alcoólicas ou ultrapassem certo valor.
portanto, em negócios b2b, não é possível pensar em presentear clientes sem considerar o compliance, correndo o risco de ter o presente devolvido. assim, tente se informar das políticas adotadas pela empresa antes de pensar em opções para sua estratégia.
Como montar uma cesta de natal corporativa para clientes?
para montar uma cesta de natal, é preciso ter em mente a importância dos elementos que compoem uma cesta de presentes para clientes de final de ano. apesar de parecer óbvio é preciso considerar 3 pontos:
- a embalagem
- o presente
- a mensagem
a embalagem
a embalagem é onde começa o seu presente, será o primeiro contato com o cliente. por isso, garanta uma boa primeira impressão. embalagens de plásticos genéricas e descartáveis podem não ter o efeito esperado, remetendo a presentes genéricos e sem cuidado. assim, pense em alternativas que transmitam sofisticação e valorização, como cestas artesanais ou bolsas. além disso, considere questões ambientais na sua escolha, optar por plásticos rapidamente descartados são danosos para o meio ambiente, utilize opções sustentáveis como forma de encantar e demonstrar responsabilidade para seu cliente.
o presente
o objeto em si é o foco principal que terá sua cesta, por isso, merece cuidado dobrado. escolha algo que seja de agrado do cliente e que tenha significado para a relação comercial vocês, refletindo valores ou ideais compartilhados. também pense no que será de proveito para quem o recebe, garantindo que não será um brinde rapidamente esquecido e descartado. para a entrega do presente, pense nos cuidados logísticos necessários para o bom estado do produto.
a mensagem
o cartão de uma cesta de natal é a oportunidade de se comunicar diretamente com o cliente. com o clima de fim de ano, deseje boas festas e sentimentos positivos atrelados a data. além disso, é a oportunidade de contar a história de seu presente, valorizando a cesta aos olhos de seu cliente. por exemplo, uma caneca pode passar despercebida, mas com um bom storytelling, é possível contar a história dos povos originários que a produziram e o foco da empresa dada a questões sociais de conservação de povos tradicionais e preservação ambiental. uma sugestão de finalizar a carta é
Como dar cestas de natal para clientes?
o momento de dar seu presente é uma ótima oportunidade de estabelecer um contato positivo e descontraído. assim, sugerimos que seja feito pessoalmente, tendo uma oportunidade de fortalecer o relacionamento.
eventos também são uma ótima maneira de presentear. pense em entregar o presente ao homenagear um cliente especial, criando um contexto de valorização e exclusividade.
por fim, caso as táticas a cima não sejam possíveis, garanta que a entrega seja feita bem feita, com uma logística eficaz que não tenha atrasos para não perder o timing do final de ano, além de ter a certeza de que o presente estará em bom estado de entrega.
Valores sustentáveis para o presente
com um mundo em emergência climática, uma sociedade pautada na desigualdade e extinções de fauna e flora, a sustentabilidade se tornou uma questão para todos as áreas sociais. o consumidor já busca empresas que tenham responsabilidade ecológica e social, alinhando-se com seus valores. esta se torna uma oportunidade de se destacar perante a concorrência enquanto preserva o planeta e melhora a sociedade.
dessa forma, presentear com presentes sustentáveis e ecológicos clientes no fim de ano é uma oportunidade de transmitir aos cliente que seu negócio possui um propósito para além do lucro, buscando construir um mundo equilibrado que respeite a biodiversidade e um futuro sustentável. utilize a oportunidade para também contar os feitos de sua empresa nesse sentido, não se limitando apenas uma tática verde perante uma produção ambientalmente danosa, caindo no “greenwashing”.
portanto, além de criar proximidade com quem o recebe, ainda garante a construção de um futuro mais positivo.
o que é a monai?
a monai é um negócio social que visa transmitir valores de ecologia e sustentabilidade através de presentes corporativos, fortalecendo sua marca enquanto empodera movimentos que minimizam o impacto negativo do ser humano no mundo, tudo isso com um foco na biodiversidade brasileira.
dessa forma, contamos com uma curadoria ampla de produtos que favorecem para um futuro mais equilibrado enquanto contamos com uma equipe especializada para fortalecer seu negócio com a maior comodidade.
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