marketing sustentável

brindes corporativos: surpreenda seus clientes e funcionários com presentes criativos e sustentáveis

kit de presente sustentável com: mel de abelhas nativas, castanha do brasil, chocolates, urutu Baniwa e cerâmica tukano.

 Os brindes corporativos surgem como ferramentas estratégicas poderosas. Em um mercado competitivo e em constante evolução, a consolidação da marca cada vez mais é parte do objetivo central de qualquer empresa. Nesse contexto, os presentes são capazes de não apenas expressar gratidão, mas também de estabelecer conexões significativas com colaboradores, clientes e parceiros de negócio.

Então continue conosco, porque neste artigo vamos te mostrar por que os brindes corporativos são vitais para qualquer estratégia de marketing, a melhor forma de selecionar presentes para seus clientes, colaboradores, parceiros de negócios e muito mais. Não perca!

Sumário: 

  • O que são brindes corporativos?
  • Breve história dos presentes
  • Por que investir em brindes corporativos?
  • Em que momento oferecer brindes corporativos aos clientes?
  • Em que momento oferecer brindes corporativos aos colaboradores?
  • Por que buscar brindes corporativos criativos e fugir de brindes clichês?
  • Como escolher brindes criativos?
  • 5 ideias de brindes criativos para clientes
  • 5 ideias de brindes criativos para colaboradores
  • Tendências de brindes corporativos:
  • Sustentabilidade e brindes corporativos
  • Justiça social: distribuição de renda, comércio justo
  • O que é a monai?
  • Como a Monai pode te ajudar?
  • Catálogo da monai
  • Nossos fornecedores

O que são brindes corporativos?

Presentes e brindes corporativos são uma ferramenta do marketing de relacionamento que busca gerar uma conexão entre a organização e a pessoa que recebe através de um sentimento, ideia ou valor compartilhado por ambos. Ou seja, são uma maneira criativa de transmitir uma mensagem e uma história para seus colaboradores, clientes e parceiros. 

Quando e onde surgiram os presentes?

Mas antes de falar sobre os presentes “corporativos”, os seres humanos já trocavam presentes. É um ato que está enraizado na história humana:

  • Antiguidade (4000-3500 a.C. até 476 d.C.): eram oferecidos presentes por razões políticas, religiosas ou durante festividades;
  • Período medieval (476 a 1453): presentes começaram a ser associados não apenas a alianças políticas, mas também a alianças comerciais; 
  • Renascimento (1453 até 1600): o valor simbólico e estético passou a ser central; 
  • Era vitoriana (1837 até 1901): um novo elemento é adicionado aos brindes – o uso de cartões e bilhetes.

Na atualidade, entendemos que presentes não se limitam apenas ao valor material, carregando o poder de transmitir mensagens poderosas e eternizar momentos. A importância dos presentes atravessa a esfera pessoal, sendo cada vez mais relevante para o mundo corporativo. 

Por que investir em brindes corporativos?

Investir em brindes corporativos para seus clientes é uma forma eficaz de transmitir uma mensagem em um nível mais pessoal. Um bom presente pode expressar a valorização do relacionamento construído, demonstrar gratidão pelo estreitamento de laços e reforçar os valores da marca. 

Além disso, sua marca ganha mais visibilidade e encantamento, oferecendo uma experiência de compra ainda melhor. A Pirâmide de Maslow explica mais essa importância, indicando que, após as necessidades do cliente serem atendidas, a diferenciação de sua empresa através de surpresas agradáveis aumenta a satisfação do comprador. 

Os brindes para colaboradores também são de grande valor. Eles têm o poder de otimizar a relação de trabalho, construindo um ambiente saudável e produtivo. O presente corporativo pode demonstrar reconhecimento e apreço à dedicação de cada profissional para com a organização, construindo um relacionamento sólido e afirmando uma imagem da empresa como um empregador consciente.

Em que momento oferecer brindes corporativos aos clientes?

Sabendo da importância dos brindes corporativos para seus clientes, fica a questão de qual seria o melhor momento de presentear. Presentes demais podem soar apelativos, mas perder a oportunidade de ser lembrado também não deve ser uma opção. Por isso, recomendamos presentear em:

  • Épocas festivas;
  • Jornada de compra;
  • Eventos corporativos.

Épocas festivas

Momentos como Natal e Ano Novo ou o Dia do Cliente são uma oportunidade de ser lembrado enquanto se informa sobre a importância do relacionamento em momentos culturais de presentear. 

Jornada de compra

É inegável a carga positiva que um presente pode trazer. Associar isso com a compra de seu produto é uma estratégia assertiva, seja durante a negociação, no fechamento de contrato ou em qualquer outro momento estratégico do relacionamento cliente-fornecedor, especialmente o aniversário do cliente. Contudo, mantenha-se atento às regras de compliance do cliente. 

Eventos corporativos

Eventos são ideais para o fortalecimento de laços e apresentação para novos clientes. O uso de presentes é uma maneira de se destacar e ser lembrado diante de tantas conexões que são feitas ao longo do dia. Clientes potenciais que visitam o stand da empresa em feiras de negócios, simpósios e congressos técnicos são o público-alvo para esse tipo de ação.

Em que momento oferecer brindes corporativos aos colaboradores?

Presentes para colaboradores são essenciais para cultivar uma boa dinâmica de trabalho. Essas são algumas das ocasiões mais comuns para esse tipo de ação, confira: 

  • Datas comemorativas;
  • Marcos pessoais;
  • Reconhecimento de conquistas;
  • Eventos corporativos e celebrações internas.

Datas importantes do calendário

São ótimos contextos para presentear épocas como Dia da Mulher (e lembrar da luta pela igualdade de gênero), Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo

Nessas épocas, os colaboradores recebem presentes no âmbito pessoal, sendo lembrados pela empresa, o que também gera uma relação de pertencimento, melhorando os laços de confiança, autoestima e produtividade.

Marcos pessoais

Momentos como o nascimento de um filho, a formatura universitária, o casamento e o aniversário são excelentes para demonstrar apoio para além do âmbito profissional. Presentes focados para cada uma dessas situações refletem cuidado e preocupação.

Reconhecimento de conquistas profissionais

O reforço positivo é a maneira mais eficaz de incentivar certos tipos de comportamento, segundo a psicologia. Após a conclusão de um curso profissional, cumprimento de metas, marcos individuais ou conquistas de time, proporcionar cortesias é sinônimo de incentivar a produtividade

Eventos corporativos e celebrações internas

Eventos e celebrações são um momento de fortalecer a cultura da empresa e é criar uma oportunidade de fortalecer o sentimento de pertencimento e gratidão entre colaborador e organização. 

Datas como aniversário da empresa, festa de fim de ano ou inauguração de novas unidades são ótimas ocasiões para presentear aqueles que estão construindo junto o sonho de levar a empresa mais longe.

Por que buscar brindes corporativos criativos e fugir de brindes clichês?

Em um mundo repleto de presentes comuns e clichês, canetas, canecas, agendas e brindes de impressoras 3D com o logo da empresa podem não despertar experiências memoráveis e impactantes, caindo na mesmice. Por isso, quando saímos do usual, percebemos duas melhorias principais: o relacionamento entre quem recebe e quem ganha o presente e a imagem associada à empresa.

Quando se foca na relação formada, escolhas fora do convencional são capazes de demonstrar cuidado e atenção. Substituir o comum pelo original está relacionada à preocupação com detalhes e análise individual dos relacionamentos, fugindo da massificação impessoal. Ao oferecer um presente que foge do convencional, o sentimento de surpresa abre espaço para a gratidão e contribui para a formação de uma imagem positiva.

 Além disso, brindes criativos se tornam uma ferramenta eficaz para transmitir sua originalidade e criatividade, deixando uma impressão marcante nos destinatários. Essa abordagem não apenas fortalece os laços com os clientes e colaboradores, mas também contribui para a construção de uma marca forte e diferenciada no mercado. Empresas que trabalham com ideias pioneiras, áreas tecnológicas ou marketing devem ter cuidado especial nesta questão.

Em resumo, a escolha de presentes corporativos personalizados e fora do clichê é uma ótima forma para criar experiências memoráveis, promover a gratidão e formar uma imagem marcante da empresa, contribuindo para o sucesso e a prosperidade do negócio.

Como escolher brindes corporativos criativos?

Em meio a tantas opções, definir o melhor brinde pode ser uma tarefa difícil. Ao escolher o presente, é importante considerar dois pontos principais: o item em si e a mensagem que ele vai transmitir. 

Em relação ao presente, é necessário considerar sua funcionalidade e como será utilizado. Antes de pensar “o que as pessoas gostam de ganhar?”, pense o que aquela pessoa irá gostar de ganhar. 

Por exemplo, presentear seu colaborador que não consome álcool com um vinho ou presentear um cliente vegano com um embutido de porco pode não ser uma boa ideia. Por isso, conhecer quem estamos presenteando será essencial para uma boa receptividade. 

A questão da mensagem é um ponto mais subjetivo, mas extremamente relevante. Os brindes corporativos criativos transmitem uma ideia de inovação, já presentes diferenciados ou sofisticados irão reforçar uma imagem de valorização, enquanto kits sustentáveis estão ligados à responsabilidade social da empresa. 

Em paralelo, pensar no valor único de cada momento também influencia na mensagem a ser passada. Brindes corporativos para eventos possuem um peso diferente para aqueles oferecidos em datas festivas, por exemplo. Essas diferenças vão desde a escolha dos produtos, da embalagem, da forma de entrega e da mensagem que irá acompanhar o presente.

Contar com o apoio de empresas especializadas, como a Monai, pode facilitar esse processo. Com conhecimento de mercado e um catálogo extenso pautado em responsabilidade ambiental e social, oferecemos opções de brindes sustentáveis criativos que podem levar sua estratégia de marketing de relacionamento para um outro patamar.

5 ideias de brindes criativos para clientes

Procurando alinhar sofisticação com criatividade, enquanto são respeitadas regras gerais de compliance, foram separadas 5 ideias imperdíveis de presentes corporativos para você escolher qual o melhor brinde para dar para clientes:

  • Café com chocolate;
  • Vinhos ou cervejas artesanais;
  • Aperitivos especiais;
  • Artesanato exclusivo;
  • Biomas do Brasil.

Café com chocolate

Uma combinação irresistível para aquecer e adoçar os laços com seus clientes. Pensar em opções orgânicas e agroecológicas de produtores e no caso dos chocolates optar por opções tree ou bean-to-bar são uma ótima maneira de aproveitar uma proposta já conhecida com uma mensagem importante em relação à qualidade e sustentabilidade da sua marca.

Vinhos ou cervejas artesanais

Uma opção sofisticada e memorável para celebrar parcerias bem-sucedidas. Apesar de não ser tão indicado para colaboradores, é um presente perfeito para clientes. Atenção, claro, para medidas de compliance ao fazer sua escolha. 

Como o vinho tem uma relação muito direta ao terroir – qualidade do solo, clima de cada região -, oferecer um vinho nacional de qualidade também pode ser um ótimo aliado para fortalecer as questões de sustentabilidade da marca. 

A cerveja pode ser utilizada para momentos mais descontraídos. Nesse caso, a sugestão é optar por cervejas que contenham sabores da biodiversidade brasileira como cacau, caju, cambuci, umbu, etc.

Aperitivos especiais

Uma opção gastronômica marcante para presentear sem se preocupar com os alcoólicos são os aperitivos. Queijos, castanhas, geleias, antepastos e molhos de pimenta especiais são opções para um presente saboroso e fora do comum, podendo acompanhar tábuas de madeira personalizadas.

Artesanato exclusivo

Cestas, canecas ou vasos artesanais se tornam presentes únicos que demonstram cuidado e atenção aos detalhes, além de poder contar com o benefício da utilidade. Esta é uma maneira de inovar sem precisar pensar em opções complexas e também incluir produtos que vão durar por anos, reforçando a lembrança da marca para o cliente. O artesanato tem a capacidade de criar peças exclusivas que fortalecem a mensagem de que por trás de cada produto produzido existem pessoas e técnicas desenvolvidas ao longo de anos.

Biomas do Brasil

Quando a mensagem a ser passada tem a ver com nosso país e a riqueza dele, vale a pena considerar um presente com produtos dos seis biomas do nosso país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

E se a empresa for presente exclusivamente em uma determinada região, pode-se pensar em produtos daquele determinado bioma. É uma forma criativa de falar de sustentabilidade (implicitamente através de produtos do bioma) e reforçar a presença da empresa na região.

5 ideias de brindes criativos para colaboradores

A fim de garantir presentes que valorizem seus colaboradores, fugindo do clichê de garrafinhas e canetas, respondemos a grande questão, “o que dar de lembrancinha para a equipe de trabalho?” e selecionamos 5 ideias para você:

  • Seleção de castanhas e nozes;
  • Bebidas não alcoólicas;
  • Geleias e doces;
  • Bolsas e necessaires;
  • Kit bem-estar.

Seleção de castanhas e nozes

As castanhas são ótimas para acompanhar o time como um snack durante a jornada de trabalho, seja no home office ou presencial. Ao unir sabor, sofisticação e uma ampla diversidade natural, as castanhas podem ser uma forma simples de criar uma experiência bem brasileira, sustentável e inclusiva. 

Nesse caso, não deixe de inovar e inclua na lista as castanhas de baru: um produto que, apesar de pouco conhecido, tem atributos nutricionais super interessantes e contribui para a preservação do bioma cerrado.

Bebidas não alcoólicas 

Presentear funcionários com bebidas alcoólicas pode apresentar alguns riscos reputacionais e pode não ser uma opção que transmita o teor profissional que busca, por isso, opte por alternativas elegantes e suaves. 

A cajuína, bebida considerada patrimônio cultural do Piauí e também muito encontrada no Ceará, é uma ótima pedida para acompanhar um kit com comidinhas. Além disso, sucos e kombuchas integrais e orgânicos ajudam a comunicar a sustentabilidade enquanto levam os sabores do Brasil.

Geleias e doces

Não se limite a chocolates! Há uma gama de opções que com certeza irá agradar seus colaboradores. Uma “Nutella” brasileira, com cacau e baru produzidos de forma sustentável, um doce de umbu, fruto típico do semiárido nordestino com uma acidez peculiar, ou um kit de geleias com sabores da Amazônia são algumas das opções para adoçar o dia de seu funcionário e ser lembrado pelo cuidado na escolha dos produtos.

Bolsa e necessaire

Além de serem extremamente úteis, estes presentes contam com o diferencial de serem uma experiência duradoura. Opções de tecidos orgânicos, ecológicos, feitos com resíduos da indústria têxtil ou de plástico reciclado são uma ótima forma de levar algo diferente sem deixar de lado a sustentabilidade. Quando esses produtos são confeccionados por artesãos e costureiras locais, o impacto social positivo também entra na equação – e nos valores da marca.

Kit bem-estar

opções de bem-estar contribuem para momentos positivos para seus funcionários, além de transmitirem valorização e reconhecimento do tempo de seu colaborador fora do escritório.

velas perfumadas, sabonetes, hidratantes e aromatizadores são uma ótima forma de reforçar a importância de lembrarmos que é preciso estar bem para poder desenvolver nossas atividades. um kit com chás orgânicos e mel também remete a ocasiões de relaxamento, importantes para equilibrar com o dia a dia corrido das atividades corporativas. nesse caso, não deixe de optar por meles orgânicos e/ou de abelhas nativas, que podem ser uma ótima forma de reforçar a importância de cuidar de cada um sem esquecer da natureza.

Tendências de brindes corporativos

Em meio a tantas possibilidades, a escolha de um presente carrega os valores sociais dos produtos que nele estão. Com um mundo em constante mudança, é importante que o ato de presentear considere não só os atributos da relação entre quem dá e quem recebe o presente, bem como questões do contexto externo nos quais organização, clientes e colaboradores estão inseridos. 

Alguns critérios relevantes para se ter em mente na hora de escolha são: 

  • Sustentabilidade;
  • Personalização;
  • Exclusividade.

Sustentabilidade 

Com um país diverso e extenso, encontramos uma pluralidade e riqueza natural e cultural que poucos países podem desfrutar. Cada região tem, definidas por seus biomas, características únicas que moldaram as particularidades culturais e sociais de seus povos. 

Começando pelas planícies dos pampas e tradição sulista com o chimarrão, o poncho e os artigos em couro, na Mata Atlântica, as densas florestas tropicais e sua abundância de água e acesso marítimo foram solo fértil para um desenvolvimento agrícola relevante na história recente. 

No Pantanal, uma fauna exuberante e os desafios de preservação da biodiversidade no menor bioma do país, enquanto no Cerrado, o solo arenoso, a vegetação rasteira e a forte irradiação solar traz desafios produtivos, mas guarda paisagens exuberantes. 

A Caatinga, por sua vez, retrata o semiárido de Lampião, dos povos indígenas e quilombolas, reforçando a diversidade cultural do nosso país. Por último, nosso maior bioma, a Amazônia, que abriga a maior floresta tropical e a maior biodiversidade do planeta e parte fundamental para a preservação do ecossistema em que vivemos. 

Toda essa riqueza se expressa de diversas formas, mas, principalmente, em produtos típicos de cada região, sejam eles sabores e aromas ou artesanatos tradicionais indígenas, quilombolas e de base comunitária. A sustentabilidade nesse sentido deve ser vista tanto sob o aspecto ambiental quanto social e econômico.

A sociedade vem se importando cada vez mais com o que consome e de onde vem. Essa influência, apesar de ser mais forte nas gerações mais novas, já começa a influenciar a percepção das gerações mais antigas. Por isso a importância de considerar fatores ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) na escolha dos presentes.

Personalização

Em um mundo com tanta oferta e conveniência, escolher um presente em uma loja comum acaba sendo a alternativa mais simples, atendendo algumas ocasiões emergenciais, mas podem acabar caindo no mundo do “mais do mesmo”.

 Enquanto termos como hiperpersonalização surgem com a ascensão das tecnologias de inteligência artificial para buscar atender as demandas de cada cliente individualmente, no caso dos brindes, ter a opção de personalizar os kits e produtos com a marca da organização e o nome de quem será presenteado, reforça a identidade da marca com diferenciais de tratamento individualizado, criando uma experiência única para o cliente ou colaborador.

Exclusividade

Presentes comoditizados, feitos em larga escala, não carregam um valor importante para as marcas: a exclusividade. Esse atributo pode ser abordado através de produtos de luxo, mas que podem ser inacessíveis financeiramente ou não aceitos dentro das políticas de compliance das empresas. 

Por isso, sugerimos buscar essa exclusividade com produtos de origem, com histórias por trás do seu conteúdo. Essas histórias únicas, além de tornar os produtos exclusivos, carregam um valor imaterial que é a conexão de pessoas (que produzem) com pessoas (que recebem).

Sustentabilidade e brindes corporativos

Quando se refere à sustentabilidade, entendemos que na era atual, em que a consciência ambiental e a busca por um mundo mais equilibrado são imperativos, a procura por produtos eco-friendly emerge como um ponto crucial na seleção de o que consumir, tendo relação direta com presentes corporativos. Além de encantar quem recebe o presente, a escolha contribui significativamente para a construção de um futuro promissor para o nosso planeta.

A abordagem deve ser abrangente, desde a produção, passando pela logística até o descarte do produto. Quanto ao produto em si, na fase de produção, é essencial adotar técnicas que preservem o meio ambiente, como a agricultura orgânica, o uso de fertilizantes naturais e o cultivo em áreas que não foram desmatadas

Essas práticas garantem que a produção seja feita de forma responsável, sem causar danos ao ecossistema. Para saber mais sobre produção orgânica, temos este artigo que explica conceitos importantes sobre NOME.

No caso das embalagens, o descarte deve ser considerado desde a concepção do produto. Prevenir é sempre melhor que remediar, portanto, ao optar por embalagens que utilizam matérias-primas virgens, garantir, sempre que possível, que elas possam ser reutilizadas

Alguns exemplos são cestas de arumã, que podem virar itens decorativos, caixas rígidas de madeira que podem virar guarda-objetos ou bolsas de algodão orgânico que podem ser utilizadas no dia a dia para um passeio em família ou visita à feira. 

Uma outra opção é optar por produtos que são feitos a partir de materiais que seriam descartados: aqui podemos citar bolsas, necessaires e estojos feitos com sobras da indústria têxtil ou de guarda-sóis de praia, bandejas e caixas feitas com fibras naturais de bananeira, taboa e café, dentre outros. 

Quando não for possível reutilizar, é importante pensar em opções recicláveis. Aqui entram principalmente o papelão e as latas de alumínio, que já têm um ciclo consolidado de reciclagem. Por último, quando as opções anteriores não forem possíveis, é preciso garantir que as embalagens sejam biodegradáveis, preferencialmente feitas de materiais naturais, mitigando o impacto ambiental. Nesse contexto, existem opções disponíveis feitas de resíduos da cana-de-açúcar, da mandioca, além do celofane biodegradável – não confundir com o celofane tradicional, feito de plástico.

No que tange à logística, é importante considerar a pegada de carbono dos produtos. Optar por produtos regionais ajuda a diminuir a poluição gerada pelo transporte de mercadorias por longas distâncias, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa

Com isso, o empoderamento dos produtores nacionais garante uma melhor distribuição de riqueza no Brasil enquanto colabora para a conservação do meio ambiente, enquanto compra de produtos importados carregam, além de uma grande pegada de carbono, questões mais sensíveis quanto ao tipo de mão de obra empregada.

Por fim, vale destacar o conceito de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). Ao adotar práticas empresariais alinhadas com os princípios ESG, as organizações demonstram seu compromisso com a sociedade de uma forma mais ampla, promovendo uma cultura de responsabilidade que se reflete em todas as suas atividades, incluindo a escolha de brindes corporativos.

Em resumo, a sustentabilidade não é apenas uma tendência passageira, mas sim um princípio fundamental e transversal a qualquer organização que cada vez mais vai guiar as nossas escolhas, inclusive na seleção de brindes corporativos ecológicos. 

Ao optar por presentes deste tipo, estamos não apenas presenteando, mas também contribuindo para a construção de um mundo melhor para as gerações futuras. Na Monai, estes princípios norteiam toda nossa atuação, garantindo acesso a brindes corporativos verdadeiramente sustentáveis para um número maior de organizações.

Justiça social e brindes corporativos

Em um mundo onde a preocupação com questões sociais e econômicas está cada vez mais evidente, a justiça social tem extrapolado a esfera pública e sido compartilhada cada vez mais com organizações privadas e do terceiro setor. 

Apesar dessa análise estar direcionada para o contexto dos brindes corporativos, ela pode ser ampliada para outras áreas. Um dos pontos fundamentais é garantir os direitos básicos do trabalhador. A prática não deve ser restrita apenas ao ambiente empresarial com seus colaboradores diretos, ela também deve se estender às condições daqueles envolvidos em toda a cadeia produtiva dos produtos que consumimos. No mundo atual, porém, ainda é percebido desafios em comunidades vulneráveis, sobretudo em produções de produtos primários.  

Nesse sentido, o conceito de comércio justo ganha destaque. O selo de fair trade, por exemplo, certifica que os produtos foram produzidos de maneira ética e, além de respeitar os direitos trabalhistas, oferecem uma remuneração justa aos produtores. 

A distribuição de renda também é uma variável a ser considerada e que pode ser promovida através de escolhas conscientes. Optar por produtos fabricados por pequenos produtores e pela agricultura familiar garantem que os lucros estejam ficando com a parcela da população que mais precisa desses recursos. 

Ainda dentro da temática de desigualdade social, é importante falarmos da diversidade brasileira no contexto de acesso – ou falta dele. É inegável que mulheres, negros, indígenas, populações periféricas, LGBTQIA+ têm mais dificuldades de acesso a mercados. Escolher produtos feitos por esses públicos é uma forma de fortalecer empreendimentos que representam toda a pluralidade do nosso país, tornando não só a organização mais diversa quanto a sociedade como um todo.

Portanto, a justiça social não deve ser vista como uma questão distante ou abstrata, mas sim como uma preocupação concreta que pode e deve ser aplicada em nosso dia a dia, inclusive na escolha de brindes corporativos. Ao optar por produtos que promovem a distribuição de renda e o comércio justo, não se está apenas presenteando, mas também contribuindo para a construção de um mundo mais justo e solidário para todos.

O que é a Monai?

A Monai é um negócio social de brindes corporativos, pautado em princípios de equilíbrio econômico, social e ambiental

Em um mundo formado por desigualdades de oportunidades, degradação ambiental e crises climáticas, é imperativo corrermos atrás de caminhos verdadeiramente sustentáveis. Com o propósito de mostrar que isso é possível, a Monai é resultado do encontro da justiça social e da sustentabilidade com o ato gratificante de presentear.

Estamos constantemente em busca de produtores de todo o Brasil que representem verdadeiramente nossa essência, seja com aspectos naturais ou culturais, feitos de forma ecologicamente responsável. Trabalhamos juntos com esses produtores levando seus produtos e suas histórias como presentes que geram conexões reais em todas as regiões do país e no exterior.

Somos pioneiros e por isso temos uma preocupação grande com os detalhes em nossa curadoria, seja na qualidade dos produtos ou na escolha das embalagens, na definição de critérios social e ambientais, tudo é pensado de forma a materializar os melhores sentimentos que receber um presente podem trazer, enquanto evidencia valores de sustentabilidade, brasilidade, personalização e sofisticação

Como a Monai pode te ajudar?

A Monai deseja não apenas te ajudar a selecionar presentes pautados em sustentabilidade, criatividade e sofisticação, o propósito da empresa é, sobretudo, causar impacto ao oferecer a melhor experiência para quem recebe os brindes. Por isso, desejamos ser seu parceiro nesta jornada de entender o melhor caminho de contar sua história e transmitir seus objetivos.  

Em uma conversa, alinhamos a partir do seu briefing as melhores opções do nosso catálogo, pensando em opções que transmitam sua mensagem de maneira mais eficiente. Após a sua aprovação de quais itens serão selecionados para o kit corporativo, faremos um trabalho em conjunto para elaborar a experiência do presente, que inclui o nível de personalização, as imagens e textos a serem escritos. 

O design das embalagens e cartões é feito pelo nosso time e, após a sua aprovação final, tudo é produzido sob demanda para você. Por fim, cuidamos de toda parte logística, enviando o pedido até você, garantindo praticidade e eficiência na entrega.

Catálogo da Monai

Nosso catálogo de kits e brindes corporativos é dividido em três grandes categorias: sabores do Brasil, artesanatos e utilidades e biocosméticos e aromas. São mais de 80 produtores e artesãos de todo o país que vão garantir brindes corporativos criativos enquanto prezam pelo equilíbrio social e ecológico na sua próxima ação de relacionamento.

presentes corporativos

Sabores do Brasil

A categoria sabores do Brasil conta com kits recheados de produtos saborosos vindos de todo o território nacional. Para propostas mais doces, trabalhamos com chocolates orgânicos de diferentes partes do Brasil, meles produzidos na Mata Atlântica e na Caatinga, geleias produzidas no Pampa ou na Floresta Amazônica e um delicioso chutney pernambucano. 

Se a preferência é aperitivos ou snacks, temos salgadinhos orgânicos, queijos curados, castanhas vindas de biomas do Sul ao Norte e um saboroso molho de pimenta de açaí. Para bebidas, contamos com gin, cervejas e vinhos produzidos também de maneira orgânica, além de deliciosos chás e cafés, proporcionando sabores e aromas vindos do Cerrado, Amazônia, Mata Atlântica ou Pantanal, além de sucos e a cajuína, bebida típica do Nordeste do país. 

Artesanatos e utilidades

Nossos artesanatos incluem canecas artesanais feitas por povos originários e comunidades do Pantanal à Mata Atlântica, garantindo personalização e sofisticação. Para decoração, trazemos produtos originais como quadros de madeira sustentáveis, porta-retratos feitos com palha de café, tabuleiro de xadrez feito com pedras brasileiras e cestas amazônicas produzidas por povos originários da região. 

Em utilidades, contamos com opções práticas como necessaires, bolsas, moleskines e porta-objetos, todas elas produzidas com materiais reutilizados.

Biocosméticos e aromas 

Por fim, nossa categoria de biocosméticos e aromas conta com velas aromáticas de matéria-prima vegetal (sim, a maioria das velas é de origem sintética, do petróleo). O trio de velas aromáticas produzidas a partir de cera vegetal e fragrâncias vindo direto da Amazônia é uma ótima opção para um evento único onde o bem-estar está em evidência, garantindo uma experiência relaxante e sofisticada.

Conheça mais nossas opções, acessando nosso catálogo!

Nossos fornecedores

Com o compromisso de construir um mundo pautado em equilíbrio social e ambiental por meio de seus presentes, a Monai se empenha em fortalecer os produtores locais que compartilham nossos valores. Por isso, buscamos em todo o país, passando por cada bioma, parceiros alinhados com nossa visão de construir um mundo mais justo e sustentável.

Neste contexto, apresentamos seis fornecedores, um de cada bioma brasileiro, cujas histórias e produtos refletem a essência e a beleza de suas regiões. De Norte a Sul, da Amazônia ao Pampa, cada fornecedor representa não apenas um elo na cadeia de suprimentos da Monai, mas também uma história de inspiração e dedicação à nossa terra e suas riquezas naturais. 

kit geleias

Manioca – Floresta Amazônica

Sob o lema “comer bem e fazer o bem”, a Manioca, fundada em 2014 em Belém, capital do Pará, produz alimentos naturais que celebram a biodiversidade da Amazônia. Idealizada por Joanna Martins, que honra os ensinamentos de seu pai e avó do tradicional restaurante Lá em Casa, a Manioca oferece molhos, especiarias, pimentas, farinhas, grãos, farofas e geleias inspirados na culinária amazônica.

Os ingredientes, como o Tucupi, com alto poder antioxidante, o Cupuaçu, benéfico para o colesterol, e o Cumaru, rico em ácidos graxos e ômega 3, proporcionam refeições mais saudáveis e sabores únicos.

Toda a produção é artesanal e sustentável, impulsionando a economia das comunidades locais e contribuindo para a preservação da maior floresta tropical do planeta.

cerveja artesanal

Coopercuc – Caatinga

No semiárido nordestino, a produção e comercialização sempre foram desafios na região. Determinados a solucionar isso, a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) nasce em 2004 na Bahia, quando 24 mulheres e 20 homens se reuniram para preparar, de forma artesanal, produtos derivados do umbu

O umbuzeiro, planta nativa da caatinga que armazena até 2 mil litros de água em seus tecidos, permite a extração do doce de umbu de textura firme, cor alaranjada a escura e acidez acentuada.

Na região, o ecoextrativismo dessa fruta, realizada pela Coopercuc, garante geração de renda significativa e a conservação do umbuzeiro, assegurando a proteção da biodiversidade regional ameaçada constantemente pelo avanço da pecuária extensiva.

Um doce leve e de sabor agradável que representa a união da economia solidária que tem impacto positivo local.

mel de abelhas nativas

Tupyguá – Mata Atlântica

A Tupyguá é formada por produtores de mel que representa a união de 60 famílias indígenas de 12 aldeias dos povos guarani e tupiniquim da região de Aracruz, no Espírito Santo. 

Utilizando a diversidade da Mata Atlântica de maneira ecológica, os povos indígenas produzem o mel da uruçu-amarela, espécie de abelha nativa sem ferrão, através da Coopyguá, cooperativa indígena criada para este fim.

A destruição das florestas, a baixa produtividade dessa espécie e a alta acidez do mel tornam esse um produto único da Mata Atlântica, produzido somente nos meses de abril e maio e maturado ao longo dos seis a oito meses seguintes. 

No mel dessa florada predominam as flores de aroeirinha e traços de flores de eucalipto, muito cultivados no entorno da terra indígena.

Hoje os melipolinicultores têm muito orgulho de ser a maior cooperativa de produção de mel de abelhas sem ferrão da América Latina, figurando em restaurantes renomados como o DOM, do chef Alex Atala, e o Maní, da chef Helena Rizzo.

chocolate orgÂnico

Angí – Pantanal

É no Pantanal mato-grossense, bioma rico e característicamente de planície alagada, que a história da Angí Chocolates começa. A ideia de criar chocolates agroflorestais com frutos do Pantanal colhidos por mulheres de comunidades pantaneiras surgiu em um curso de empreendedorismo por Beatriz Branco. 

Esses chocolates trazem as melhores amêndoas do sul da Bahia e contam com a riqueza de ingredientes nativos e autênticos, tais como baru e guavira. As mulheres trabalham diretamente colhendo os frutos do Pantanal de forma sustentável, preservando a fauna e flora da região, bem como fortalecendo a economia local. 

Além disso, os chocolates da Angí, que são sem glúten, sem lactose e 100% vegetal, estampam em suas embalagens de plástico biodegradável imagens de animais da biodiversidade do Pantanal para promover um consumo mais consciente.

castanho baru orgânico e de agricultura familiar

Copabase – Cerrado

fundada em 2008, a Cooperativa de Agricultura Familiar Sustentável com Base em Economia Solidária (Copabase) está localizada em Arinos, Noroeste de Minas Gerais, onde promove ações voltadas para o desenvolvimento regional preservando o Cerrado nacional. a região é, inclusive, abundante de baruzeiros, que tem se mostrado uma excelente opção para cultivos agroflorestais sustentáveis, gerando renda através das castanhas. 

Nesse caso, elas ainda são orgânicas e vêm direto da agricultura familiar. Apesar de ser ainda pouco conhecida, a castanha de baru tem rapidamente conquistado espaço no mercado nacional e internacional por suas características nutricionais (é a mais proteica de todas, com 30% de proteína). 

A Copabase tem como fundamento comercializar os produtos de seus cooperados ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento socioeconômico da região, valorizando a biodiversidade, cultura e tradições do Cerrado.

geleia artesanal

Da Trilha – Pampa

a história de Fernanda Trescastro e o fruto butiá começa ainda na infância. quando Fernanda, aos 13 anos de idade, foi morar na chácara de butiazal em Tapes-RS com a família. anos mais tarde, em 2019, observando a grande abundância do butiá na região, ela decide criar a Da Trilha. localizada em São Borja, o negócio comercializa atualmente a famosa geléia e mostarda desse fruto a partir da polpa pronta do butiá yatai

O butiá é um pequeno fruto de textura firme típico dos pampas, que a cor varia de amarelo a laranja. Constituído por muitas fibras, ele é rico em carotenoides, vitamina A, potássio e ferro, além de vitamina C.

Fernanda cuida de todo o processo de produção com muito carinho. Desde a compra do butiá diretamente de produtores da agricultura familiar, a fervura, embalagem e comercialização. Para além de fonte de renda, o butiá simboliza uma fruta muito representativa dos pampas que correm risco de extinção, ameaçada pelo avanço da pecuária extensiva na região. A geleia é uma das formas que Fernanda encontrou para manter viva as tradições ao passo que ajuda a preservar a biodiversidade da região.

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