o press kit, ou como também é conhecido, o kit de imprensa, pode ser o caminho mais eficiente para destacar sua marca. a estratégia já é amplamente conhecida pelo marketing, sendo uma ótima ferramenta para se inserir no conhecimento público com maior facilidade. ao optar por presentes sustentáveis também se tem a oportunidade de explorar novos benefícios desta estratégia.
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tem interesse em se destacar no mercado e estreitar laços com a mídia? continue lendo que iremos te apresentar tudo sobre press kit, trazendo destaque, sobretudo, para a possibilidade de contribuir para um impacto positivo social e ambiental da ação.
sumário:
- o que é o press kit?
- qual a diferença entre press kit e mídia kit?
- os 4 principais benefícios do press kit para seu negócio
- o que deve conter um press kit?
- como montar um press kit que se destaque?
- por que utilizar produtos ecológicos e sustentáveis em seu kit?
- como escolher os melhores produtos sustentáveis?
- 3 ideias de press kit
- como a Monai pode te ajudar
o que é o press kit?
o press kit é uma maneira criativa de apresentar sua empresa para a mídia por meio de presentes corporativos. em situações de divulgação de novos produtos ou de eventos em sua área, são enviados brindes que se relacionam com seu negócio para comunicadores. geralmente, também é acompanhado por uma carta, o release, que conta mais sobre o propósito da empresa, sua trajetória, suas realizações e o motivo do envio.
caso o press kit seja do agrado de quem o recebe, tem-se a oportunidade de realizar a divulgação de sua empresa. assim, o propósito é alcançado, presentear se torna um caminho de visibilidade e reconhecimento, podendo gerar uma divulgação espontânea.
originalmente, o kit estava associado com a imprensa física, enviando presentes para jornais, revistas ou rádios como estratégias de marketing e relações-públicas. na atualidade, com a crescente presença das redes sociais no cotidiano, o press kit não se limita mais apenas a mídia tradicional. hoje, os influenciadores digitais e outras mídias online ocupam a posição de divulgadores de produtos, sendo um novo alvo para a estratégia e, com isso, uma nova forma de alcançar e engajar o público-alvo do meio online.
qual a diferença entre press kit e mídia kit?
olhando para o fortalecimento de sua marca e estratégias de marketing, são apresentados muitos conceitos novos que podem parecer semelhantes, mas possuem diferenças marcantes. este é o caso do press kit e mídia kit, em que ambos buscam destacar sua empresa com uma imagem positiva, porém apostam em abordagens distintas.
o press kit, como já dito, é um presente que visa divulgar seu negócio por meio de brindes relacionados com sua marca acompanhado de um cartão que explique os principais pontos de sua empresa e o motivo pelo qual o presente foi dado. geralmente, ele é oferecido para veículos de informação, seja a mídia tradicional, como jornais, revistas e rádio, ou para meios online, como os influenciadores ou portal de informações online. o objetivo é causar interesse e encantamento em quem o recebe, possibilitando uma divulgação espontânea.
o mídia kit assume uma abordagem mais informativa, sendo formado por um conjunto de materiais de divulgação do serviço da empresa. métricas de resultado, o que foi produzido, futuras projeções, dados quantitativos e qualitativos, em geral, são bem-vindos neste kit. ele é enviado para investidores, parceiros e anunciantes, já que sua finalidade é comunicar o valor de seu negócio, potencializando parcerias.
portanto, embora possam parecer semelhantes e possuírem o objetivo de promover sua empresa, seus meios são completamente diferentes, mas que se complementam em uma estratégia de negócio. enquanto o press kit envolve uma abordagem para divulgadores para encantar, a mídia kit se relaciona com informações concretas para fomentar futuras parcerias.
os 4 principais benefícios do press kit para seu negócio
após ter compreendido o que é o press kit, pode-se ter a impressão, completamente errônea, de que demanda muito esforço para pouco resultado. contudo, quando realizado de maneira otimizada, chegamos em quatro grandes benefícios, sendo eles: controle de narrativa; estreitamento de laços com a mídia ; criação de reputação; oportunidade de divulgação.
- controle de narrativa
o press kit é uma maneira ativa de contar a história da sua empresa. mediante brindes e uma carta de explicação, o press kit tem o poder de transmitir uma mensagem para a mídia, a qual poderá disseminar esta ideia. assim, definir a imagem da sua empresa é uma tarefa possível, ideal para a apresentação ao mercado, gerenciamento de crises e a consolidação da marca no mercado.
- estreitamento de laços com a mídia
presentes são ideais para o estreitamento de laços, seja ele no âmbito pessoal ou corporativo. seguindo uma lógica semelhante para a mídia, o press kit emerge como uma estratégia de inserir sua marca entre os comunicadores e cultivar uma boa relação com essa área de extrema importância. assim, para uma empresa que esteja entrando no mercado, há uma oportunidade de formar uma ótima primeira impressão. já para aquelas já conhecidas, é possível estreitar relacionamentos e fortalecer uma imagem positiva com a mídia.
leia mais: press kits sustentáveis: como impulsionar sua marca com brindes eco-friendly
- criação de reputação
para empresas iniciantes no mercado, a estratégia é essencial para a divulgação para um grande público conhecer sua marca. caso sua imagem já seja conhecida, o press kit também pode auxiliar, ao reforçar o posicionamento de sua empresa. paralelamente, há uma maior receptividade de sua marca, associada à segurança transmitida pela mídia. assim, além de atingir mais pessoas, há uma maior percepção de confiança em seu produto.
- oportunidade de divulgação
um desdobramento do benefício anterior é a divulgação espontânea de sua empresa por veículos de extrema importância social. são atingidos consumidores já conquistados pelos influenciadores, expandindo a possibilidade de entrega de seu conteúdo por valor menor do que necessário no marketing tradicional. marcas como red bull, nike, coca-cola, apesar de já consolidadas no imaginário popular, permanecem com seus serviços de divulgação para influenciadores de opinião, pois ser conhecido não é sinônimo de ser lembrado.
portanto, estratégias de relacionamento com a mídia devem ser uma constante em sua empresa e o mesmo se aplica ao press kit. o uso de contextos, como eventos e feriados, pode ser uma ferramenta excelente para fazer sua marca ser lembrada por divulgadores ao longo do ano.
o que deve conter em um press kit?
os benefícios destacados, porém, não são garantidos para qualquer presente enviado, podendo esse, muitas das vezes, se transformar em apenas mais um produto recebido e que será ignorado. a preocupação com a composição de seu kit é a chave para um press kit de sucesso. por isso, separamos os principais itens que devem ser considerados em sua próxima estratégia de relacionamento com a mídia:
- embalagem chamativa;
- presentes personalizados;
- carta de apresentação.
1. embalagens chamativas
a primeira impressão se inicia antes mesmo de abrir o presente, tudo começa com a embalagem. apesar de muitas vezes esquecida, é o primeiro contato da mídia com seu kit, por isso, precisa ser pensada com cuidado. sofisticação, consciência social ou inovação são valores importantes que podem ser explorados nas embalagens. dessa forma, a busca por alternativas sustentáveis, reutilizáveis, elegantes e únicas são essenciais para o sucesso de sua estratégia.
2. presentes personalizados
o principal item é o presente em si. o maior erro percebido em press kits é a de trazer um tom genérico e comum aos brindes corporativos dados. presentear com artigos superficiais não apenas te afasta dos benefícios, como é ruim para seu negócio, passando uma imagem de falta de cuidado e preocupação.
por isso, ao montar o seu kit, use e abuse da criatividade! a originalidade será seu grande aliado para conseguir se destacar com o presente. pense no contexto no qual o presente será dado, em quem o irá receber, nas bases da sua empresa e tente trazer uma conexão em todos os pontos de maneira surpreendente e envolvente. no próximo tópico, vamos falar com mais detalhes como pode ser feita essa seleção.
3. carta de apresentação
a carta de apresentação, também chamada de release, é a oportunidade de formar ideias e conexões mais complexas que podem não ser percebidas num primeiro momento apenas pelos objetos. contudo, um release extremamente longo pode proporcionar o resultado oposto, em que a leitura maçante afaste quem recebe o presente de ler sua mensagem. por isso, é importante selecionar bem seu conteúdo, conseguindo transmitir uma mensagem completa e envolvente, mas de maneira sucinta. além disso, as mensagens devem ser coerentes com a imagem da sua empresa, consolidando sua marca.
extra: logística eficaz, segura e sustentável!
uma boa logística pode não ser notada para quem irá receber seu presente, mas tenha certeza que será a primeira coisa a ser percebida caso haja um transporte ruim. garantir que o presente não venha quebrado, derretido, amassado ou estragado é o primeiro passo para uma boa experiência. procure informações sobre a qualidade do centro logístico do seu fornecedor e a maneira que será realizada, o auxílio de empresas especializadas em presentes corporativos, como a monai, que conta com opções de transporte feito por veículos elétricos também pode ser de grande valor.
como montar um press kit que se destaque?
compreendendo os elementos principais que compõem o press kit, a embalagem, o presente e a carta, é preciso explorar as possibilidades para se destacar neste ramo. assim, separamos os principais pontos que devem estar no seu radar para formar um bom kit:
- elabore estratégias e monitore resultados;
- entenda quem será alcançado pela sua mensagem;
- tenha em mente o contexto do presente;
- use da criatividade para transmitir sua mensagem.
1. elabore estratégias e monitore resultados
como qualquer iniciativa corporativa, é necessária a elaboração de um planejamento básico para chegar aos resultados esperados. por isso, logo de início, tenha em mente qual o objetivo da ação, quais serão as metas, qual a métrica atual e planos de ação.
para uma pesquisa mais aprofundada, avalie o gasto e o retorno dela e tenha métricas de comparação com momentos anteriores. feitos estes passos, é possível avançar para como pensar no kit dado.
2. entenda quem será alcançado pela sua mensagem
analise quem irá receber seu presente. é de extrema importância identificar qual o público-alvo da ação. diferentes mídias e influenciadores conversam com diferentes públicos. assim, sua marca consegue analisar qual mídia é mais interessante para uma divulgação e como realizar essa ação.
também é de extrema relevância compreender quais as preferências e valores da mídia que está sendo presenteada para não ocorrer conflito de interesses. por exemplo, uma influencer digital vegana não irá divulgar sua marca ou aprovar sua empresa caso seu kit contenha produtos de origem animal ou testados em animais.
leia mais: como escolher presentes sustentáveis para clientes
3. tenha em mente o contexto do presente
o press kit é uma estratégia utilizada quando há uma razão por trás do presente: é uma divulgação de um novo produto? divulgação de um evento especial que se relacione com sua empresa? a marca está passando por mudanças? o presente deve sinalizar claramente esta razão. a carta de release é a maneira mais óbvia de realizar essa apresentação. porém, um brinde que se relacione com a mensagem é a melhor maneira de impactar positivamente e gerar conexão genuína com quem recebe.
4. criatividade para transmitir sua mensagem
a estratégia de press kit já está presente no mundo corporativo há muito tempo, sendo utilizada amplamente pelas empresas. por isso, um presente genérico com uma grande carta detalhada pode passar batido para a mídia. o uso de criatividade é o elemento principal de diferenciação. por isso pense na sua marca, no público atingido e no contexto dado para pensar em produtos inovadores ou estratégias fora do convencional.
escolher um press kit alinhado com todas essas questões pode não ser uma tarefa simples. por isso, empresas especializadas em presentes corporativos podem ser grandes aliadas nessa tarefa. empresas como a monai podem te ajudar a sair do campo das ideias, desde o entendimento do público até a entrega dos presentes para a mídia e influenciadores. para mais informações entre em contato e conheça a monai.
por que utilizar produtos ecológicos e sustentáveis em seu kit?
como dito nos tópicos anteriores, o press kit tem uma grande importância ao apresentar sua empresa para os canais de informação. produtos sustentáveis emergem como uma solução para três problemas: o impacto das empresas no meio ambiente e sociedade, a diferenciação de sua empresa e a confirmação de valores positivos.
a emergência climática já é realidade. constantes notícias sobre mudanças climáticas e suas consequências irremediáveis trazem à tona a importância de tomarmos atitudes conscientes que minimizem os impactos antropológicos. na escolha de presentes, a preocupação se mantém. pensar sobre redução da produção de lixo, agricultura sustentável e distribuição de renda são apenas alguns pontos desta ampla categoria
leia mais: brindes ecológicos: como essas pequenas lembranças podem fazer uma grande diferença
produtos ecológicos são uma oportunidade de formar storytelling e demonstrar criatividade que destaquem sua empresa. mesmo que os produtos não transmitam originalidade em um primeiro momento, conectar a narrativa com a história de seus produtores e o modo de produção podem ser ótimas estratégias de diferenciação e encantamento. por exemplo, chocolates podem parecer um presente batido, mas marcas brasileiras de pequenos produtores amazônicos são carregadas de significados que podem empoderar sua empresa
por fim, utilizar produtos sustentáveis se mostra a melhor maneira de confirmar seus princípios. discursos podem se tornar vazios se não forem acompanhados de medidas concretas. dessa forma, sobretudo em ocasiões de valorização da sustentabilidade, faz-se necessário garantir a incorporação da iniciativa através de novas maneiras de pensar o que já é conhecido, como, por exemplo, optar por presentes sustentáveis ao invés de presentes comuns.
como escolher os melhores produtos sustentáveis?
já tendo compreendido a importância da sustentabilidade para a escolha do press kit, fica a questão: como selecionar os melhores produtos que transmitam sustentabilidade, sofisticação e o poder da minha marca?
em um primeiro momento, entender todos os aspectos do seu presente auxilia nesta tarefa, fazendo perguntas sobre: como é produzido? como é utilizado? como é descartado?
nessa investigação, o principal obstáculo aparente é o greenwashing, ou seja, produtos dados como ecologicamente corretos, mas não são, utilizando de um marketing enganoso. para evitar esta situação, é preciso buscar a fundo as práticas da empresa. quando o presente não for algum produto da própria empresa, busque conhecer a história de seu produtor, preze pela transparência da produção e quando possível, a existência de certificações. essas informações podem ser utilizadas de forma explícita, sendo citadas no release, ou implícita, onde esses atributos são percebidos por quem recebe os presentes, mesmo sem serem comentados diretamente.
em uma rotina corporativa, pesquisar estes pontos torna-se inviável. o auxílio de empresas especializadas em brindes sustentáveis, como a monai, é o caminho mais fácil e seguro para garantir sustentabilidade e eficiência para o seu press kit.
3 ideias de press kit
como já dito diversas vezes, o press kit é uma experiência personalizada. buscar respostas prontas pode trazer um tom genérico e repetitivo para sua estratégia. contudo, a busca de ideias diferentes é essencial para chegar em seu kit, por isso, separamos 3 projetos realizados pela monai para inspirar o seu negócio. Caso deseje mais detalhes, entre em contato conosco por aqui!
- kit café e mulheres
unindo ecologia, personalização e o empoderamento feminino, o Kit para Mulheres de impacto traz o café orgânico mineiro da Coopfam. nele, trouxemos o protagonismo feminino, prioridade da iniciativa Mulheres de Impacto, um programa de networking focado em primeiras lideranças, fortalecido com o storytelling do café, reforçando seus ideais para as mulheres que disponibilizaram seu tempo para serem mentoras do programa e que receberam esta deliciosa surpresa.
2. kit empoderaDonas
ainda olhando para o empoderamento feminino, temos o kit empoderaDONAS, feito para o Sebrae-ES, destacando produtos e o empreendedorismo feminino regional. o kit é composto por essências, café e chocolate que contam histórias do empreendedorismo de mulheres capixaba. além de divulgar o evento, o presente retoma valores fundamentais e uma experiência sensitiva.
3. kit Mivita
pensando em uma proposta de descontração, mas sem perder a elegância, a Mivita, construtora do Espírito Santo, optou por uma seleção exclusiva monai. composta por uma tábua de madeira, champanhe, geleia e macadâmias, todos os produtos reforçam o ideal de produções sustentáveis com madeira reflorestada e produção ecológica de pequenos produtores. uma proposta memorável e marcante.
como a monai pode te ajudar
fica evidente a possível complexidade na construção de um press kit. é necessário criatividade, um amplo conhecimento das tendências do mercado de presentes, conhecimentos logísticos, ciência das melhores opções de produtos e planejamento de uma embalagem que se destaque. quando somada com a ideia de sustentabilidade, os benefícios dobram, mas o trabalho também. para isso, queremos te ajudar!
a monai é uma empresa especializada em brindes corporativos sustentáveis que tem o propósito de trazer presentes melhores para o mundo. através do ato gratificante de presentear, buscamos levar uma conexão humana e genuína para as ações de sua empresa enquanto causamos um impacto positivo no planeta e sociedade.
nossa curadoria é composta por pequenos produtores ecológicos, sejam eles mulheres, povos originários ou comunidades tradicionais. tudo é vindo de território nacional, celebrando a biodiversidade brasileira e explorando nossa riqueza cultural. para conhecer mais, veja nosso catálogo ou entre em contato conosco por aqui.
como funciona?
primeiro partimos de uma conversa, queremos te apresentar nossa empresa e, principalmente, entender mais detalhes da estratégia, precisamos de informações sobre o objetivo do presente, quem irá receber, para quando você deseja, o local que será feita a entrega e quaisquer restrições existentes.
o segundo passo é a seleção de produtos que vão compor o kit, a embalagem, a mensagem e o design. entendendo que este trabalho deve ser em conjunto, após compreender melhor o seu negócio e a situação, podemos selecionar os melhores produtos e ideias para você de uma curadoria ampla de produtos brasileiros, ecológicos e sustentáveis, valorizando o meio ambiente e os trabalhadores. contudo, só daremos continuidade com a seleção se tivermos sua aprovação. enquanto cuidamos do design, escreva uma mensagem personalizada para adicionarmos no presente.
por fim, com o kit montado, a carta escrita e o design selecionado, já temos tudo pronto para a entrega. toda a questão logística é de nossa responsabilidade: recebimento dos produtos, montagem dos kits, envio e acompanhamento das entregas em qualquer lugar do brasil.
presentes recebidos? hora de medir os indicadores definidos lá no início do projeto, enquanto os presenteados aproveitam para se conectar genuinamente com a sociobiodiversidade brasileira e te ajudam a reforçar os valores estratégicos da sua marca.
Um pensamento sobre “press kits sustentáveis: como impulsionar sua marca com brindes eco-friendly”