marketing sustentável

guia completo com as melhores ideias de brindes sustentáveis para eventos

eventos são uma estratégia eficaz para o fortalecimento do seu negócio. quando pensado de forma sustentável, tem a possibilidade de alavancar resultados e fortalecer a marca em relação a seus stakeholders, sejam clientes, colaboradores ou demais partes interessadas. contudo, quando mal executado, pode se tornar um grande gasto sem retorno financeiro tangível. para você não correr esse risco, separamos algumas dicas para te ajudar.

leia a seguir para entender tudo de mais relevante sobre eventos sustentáveis e como presentear neste momento! 

Sumário:

  • eventos sustentáveis: o que e por quê?
  • ideia de eventos para realizar
  • o que são brindes sustentáveis?
  • benefícios de escolher brindes sustentáveis para seu evento 
  • tópicos para considerar ao desenvolver a estratégia
  • como escolher o brinde sustentável ideal para o seu evento?
  • as 3 melhores ideias de brindes sustentáveis para eventos
  • kits corporativos monai para eventos
  • loja Monai

eventos sustentáveis: o que e por quê?

eventos corporativos são encontros organizados com propósito profissional. a finalidade por trás do acontecimento pode variar entre estreitar laços com colaboradores, buscando o aumento de produtividade e motivação, ou cliente, sejam eles novos, para aumentar sua carteira de clientes, ou antigos, para a apresentação de lançamentos ou aumentar o engajamento. de qualquer maneira, eventos são um grande investimento para impulsionar sua empresa. por isso é necessário ter ciência do retorno de suas estratégias, otimizando os resultados de seus investimentos. 

eventos sustentáveis possuem como propósito norteador não somente minimizar impactos negativos na esfera ambiental e social, além de serem economicamente viáveis, mas também potencializar possíveis impactos positivos que essas ações podem trazer para as partes interessadas. os benefícios, tanto individuais, para o sucesso de sua empresa, quanto coletivos para o futuro do planeta, ficam cada vez mais evidenciados à medida que o mercado valoriza cada vez mais práticas ESG.

aqui vai a primeira mensagem importante: um evento de sustentabilidade precisa ser coerente.

para o evento tratar de sustentabilidade, é importante um esforço transversal para avaliar as esferas social e ambiental (entendendo que a econômica já é constantemente endereçada) em todas as contratações realizadas, desde a criação do conceito do evento, passando pela escolha do local e a contratação de fornecedores. 

em primeiro lugar, um evento sustentável pode ser realizado por uma empresa que já tem práticas de sustentabilidade no seu DNA, refletindo e reforçando seus valores de base, ou por uma empresa que está iniciando nessa jornada, eventualmente lançando novos produtos mais sustentáveis. nesse sentido é importante entender onde a empresa se encontra nessa jornada, para não correr o risco de praticar greenwashing, com muito discurso e pouca prática. 

em segundo lugar, a organização e execução do projeto podem (e devem) ser responsáveis ambientalmente e socialmente. 

por fim, o público deve ser avaliado. caso seja um público que já entende os conceitos de sustentabilidade, as ações não precisam ser tão explicadas. caso a audiência tenha pouco conhecimento sobre o tema, é importante garantir momentos de letramento para conscientização do público sobre as ações realizadas. as considerações acima podem levar à valorização da empresa sob o olhar público, sendo táticas adequadas para o marketing verde. para alavancar a estratégia, a distribuição de presentes sustentáveis tem o benefício de gerar engajamento e conexão além dos limites do evento.

ideia de eventos para realizar

para organizar um evento, é necessário ter um objetivo claro de seu propósito. separamos ideias para te inspirar em momentos ideias para isso:

  1. aniversário de fundação
  2. lançamentos de novos produtos/ serviços
  3. feiras
  4. workshops

1. aniversário de fundação

um data única para cada negócio, diminuindo concorrência pela atenção e ainda cheia de significado. para o aniversário da empresa, pense em estratégias que valorizem seu colaborador, os quais tornam este negócio possível. 

indicamos a organização de eventos com premiações e presentes. olhando para clientes, pode ser um bom momento para ser lembrado: envie lembrancinhas que remetam à importância deles para a consolidação da sua marca. 

2. lançamentos de novos produtos/ serviços

para a divulgação de um serviço ou produto, faça algo memorável, assim, sua novidade será marcante e nunca esquecida. caso seja o lançamento de um produto que seja comumente utilizado, pense em oferecer amostras grátis do que foi oferecido, garantindo que encante quem irá consumir. 

caso seu produto não seja algo adequado como presente ou seja um serviço, pense em brindes relacionados ao seu produto ou cupons de condições especiais para sua compra, mas cuidado para não soar apelativo. 

3. feiras

feiras são o melhor lugar para conhecer mais pessoa, sejam possíveis parceiros, fornecedores ou clientes, sendo uma oportunidade de criar laços por meio de um contato pessoal. contudo, é esperado uma grande concorrência entre os stands. para se destacar, pense em estratégias criativas e que se encaixem no seu modelo de negócio, não abrindo mão do cuidado e personalização. 

4. workshops

workshop é uma sessão interativa para aprender e desenvolver habilidades específicas por meio de atividades práticas e discussões guiadas. esses momentos são ótimos para capacitar sua equipe ou pessoas alinhadas com seu propósito. garanta uma experiência que supere a expectativa de seus participantes para se tornar marcante. 

o que são brindes sustentáveis?

com um mundo em urgência climática, vulnerabilidade social e desigualdades econômicas graves, a sustentabilidade se torna uma resposta de contornar as problemáticas. 

o conceito está relacionado com a  diminuição dos impactos humanos negativos nas esferas ambientais, sociais e econômicas. pensar em um brinde sustentável ou presentes eco-friendly é parte de uma estratégia de marketing verde que considera os benefícios socioeconômicos do produto. 

por exemplo, a compra de chocolate pode seguir dois caminhos: um doce vendido por uma grande multinacional com uma produção em massa sem cuidado com o produto ou a natureza, desvalorizando os trabalhadores e produtores, ou um doce feito por pequenos produtores orgânicos/povos originários, de produção agroecológica, em que, além do cuidado ambiental, empodera financeiramente grupos marginalizados e garante boas condições de vida para esses trabalhadores.

obviamente, o segundo se alinha ao presente sustentável, trazendo benefícios para quem recebe, para quem produz e para o planeta.

benefícios de escolher brindes sustentáveis para seu evento

a escolha de brindes ecológicos e sustentáveis para oferecer em eventos é uma estratégia de fortalecimento de marca já muito estudada pelo marketing verde. apesar de parecer simples, o ato conta com benefícios que auxiliam no desenvolvimento da percepção do público em relação ao seu negócio. três benefícios se destacam:

  1. aumento de engajamento durante e após o evento;
  2. criação de laços fortes entre cliente/colaboradores e empresa;
  3. diferenciação da concorrência. 

1. aumento de engajamento durante o evento

presentear é uma maneira de encantar quem recebe, excedendo suas expectativas. com esse encanto, em um evento, o resultado é uma melhora na participação, receptividade e engajamento. 

quando adaptado para contextos sustentáveis, ainda possui o efeito potencializado, dado o engajamento que o compartilhamento de valores gera. pensar em presentes sustentáveis corporativos em eventos é pensar em envolvimento entre participantes e a empresa.

2. criação de laços fortes entre cliente/colaboradores e empresa

os presentes são a materialização de valores e sentimentos, use isto a favor da estratégia de sua empresa. pense em presentear como uma maneira de estreitar relacionamentos. afinal, brindes são uma forma de rememorar este momento agradável, acompanhado de sentimentos positivos como alegria e gratidão pelo agrado, os quais serão associados aos seus produtos ou serviços. 

em paralelo, a escolha de brindes eco-friendly transmite o compromisso da empresa com valores sociais compartilhados, destacando-se ao conquistar a legitimidade e confiança de quem o irá receber.

3. diferenciação da concorrência 

brindes corporativos já são uma estratégia muito utilizada em eventos. quem nunca recebeu uma caneta com o logo da empresa ou um bloco de notas? para estratégias de marketing comuns, pode ser uma alternativa viável, mas também corre o risco de ser considerado mais do mesmo. 

para este problema, presentes ecologicamente corretos e com vieses sustentáveis se mostram uma solução adequada. com um storytelling de qualidade, a oportunidade de surpreender e ser notado é real. 

vale destacar que os presentes precisam transmitir originalidade e inovação dentro dos termos sustentáveis. canecas em tons pardos/terrosos e lápis de madeira reciclável já são opções amplamente conhecidas que não devem cativar quem recebe – nos tópicos seguintes te damos algumas dicas para evitar isso! 

tópicos a considerar para desenvolver uma estratégia de brindes sustentáveis em eventos

os benefícios citados, contudo, não são garantidos, precisando de um bom planejamento inicial. toda ação de marketing se inicia com o desenvolvimento da estratégia antes de se pensar na campanha. com brindes corporativos não poderia ser diferente. 

as estratégias de marketing são uma forma de refinar como o orçamento empresarial pode ser melhor destinado a fim de conquistar melhores retornos. separamos pontos para te auxiliar nesta elaboração:

  1. se pergunte qual é seu público-alvo mais adequado;
  2. tenha seus objetivos metrificados;
  3. defina um posicionamento;
  4. entenda seus concorrentes;
  5. considere a questão orçamentária. 

1. se pergunte qual é seu público-alvo mais adequado

para otimizar os recursos gastos, tenha certeza que o presente terá o retorno adequado, seja sobre engajamento de clientes conhecidos, dedicação de colaboradores ou conquista de novos clientes. pense em detalhes como faixa etária, motivações, cargo, renda média, localização geográfica, etc., para traçar o público-alvo. 

ao concentrar seus esforços na pessoa certa, o projeto poderá ser afunilado apenas para quem vale a pena, potencializando resultados com menor gasto, energia e, sobretudo, tempo, um recurso escasso em eventos. caso seu público seja diverso, pense em segmentar o mercado, trazendo um tratamento mais personalizado segundo cada tipo de perfil.

2. tenha seus objetivos metrificados

a fim de medir pontos de sucesso e de melhorias, tenha tudo metrificado! determine alguns KPIs (key performance indicators) tanto quantitativos quanto qualitativos. a partir deste ponto, planeje a coleta desses dados para comparar as métricas entre si, com períodos anteriores e com a meta geral da empresa, entendendo onde há ajustes a serem desenvolvidos para próximos eventos.

3. defina um posicionamento

imagine uma feira de negócios. dezenas ou centenas de empresas expondo seus lançamentos e novidades. para se destacar, é preciso um posicionamento claro e determinar como você deseja que o público veja sua empresa. 

brindes sustentáveis são um grande aliado nesse ponto, tornando-se uma ferramenta para transmitir valores de responsabilidade ambiental e preocupação com o bem-estar social que vão além dos assuntos de negócios do dia a dia.

quando optar por presentear, considere contar a história do produto, como ele se relaciona com sua empresa e o evento. evocar sentimentos são uma ótima maneira de marcar aqueles que ainda não conheciam sua empresa. tenha em mente que cada ação irá transmitir um recado, não deixando ao acaso.

4. entenda seus concorrentes

a análise dos competidores se faz necessária em dois aspectos: se inspirar para encontrar caminhos diferentes a serem percorridos e entender o potencial máximo das estratégias. dessa forma, entender qual o posicionamento dos concorrentes, o público-alvo, os brindes oferecidos e as ações tomadas em eventos é um passo importante para a definição do projeto.

5. considere a questão orçamentária

como qualquer pauta no mundo de negócios, o desafio é sempre fazer mais com menos. por isso, tenha em mente os recursos disponíveis para esse investimento, orientado pela estimativa de retorno. por exemplo, presentear clientes estratégicos com cafés orgânicos sustentáveis pode ter um retorno melhor do que presentear todos os clientes com agendas personalizadas.

como escolher o brinde sustentável ideal para o seu evento?

após montar a estratégia, chega o momento de finalmente selecionar o presente. para isso, há muito o que ser considerado, incorporando táticas que consigam agradar seu cliente. por isso, considere:

  1. o gosto de seus clientes e colaboradores;
  2. escolha algo útil e memorável;
  3. tenha um bom storytelling;
  4. pense em como dar este brinde;
  5. considere questões de transporte.

1. saiba do que os seus clientes ou colaboradores gostam 

cada público-alvo apresenta uma preferência. um brinde corporativo pode agradar uns e ser indiferente a outros. a personalização individual, contudo, pode não ser uma tática eficiente, especialmente pela indiscrição em relação aos gostos pessoais de cada um. 

por isso, saiba as preferências de quem você quer agradar, ao menos a nível de persona. com um presente certeiro, o sentimento positivo estará ligado à sua empresa. 

2. escolha algo útil e memorável 

presentes que se incorporam na rotina de seu cliente são uma chance de ter sua marca lembrada constantemente, criando uma conexão com quem foi presenteado. além disso, um brinde que seja útil estará associado a valores únicos da empresa, como conveniência e personalização, e sua qualidade refletirá o cuidado da empresa. 

com presentes genéricos e de má qualidade, seu cliente ou colaborador  pode acabar questionando o serviço ou produto do seu negócio. sem contar que o seu uso recorrente é uma maneira de construir o branding, consolidando sua marca com o público.

3. tenha um bom storytelling

pesquisas já comprovaram que os ser humanos não possuem uma memória factual excelente. na realidade, a forma mais eficiente de ser lembrado é evocando emoções. 

presentes que evoquem o lado sentimental do cérebro terão maior impacto. portanto, utilizar um bom storytelling no seu brinde é uma maneira excelente de aflorar essas emoções. 

por exemplo, pense que uma empresa ofereça como brinde uma barra de chocolate genérica com o nome da empresa na embalagem, enquanto outra presenteie com um chocolate produzido por uma comunidade indígena na Floresta Amazônica, com cacau e outros frutos naturais da região, tendo a produção como uma forma de distribuir renda enquanto auxilia a manter a floresta em pé. o impacto da segunda opção será muito maior, causando curiosidade e expectativa, as quais poderão ser transmitidas para sua marca. 

4. pense em como dar este brinde 

este ponto conversa muito com o posicionamento, tópicos desenvolvidos anteriormente, que é escolhido transmitir. um presente distribuído pelo setor comercial será percebido de uma forma, talvez como uma empresa grande e com processos eficientes, enquanto dado pelo fundador da empresa terá outra, pensando em personalização e cuidado, ou ao menos com uma assinatura vinda dele.

além disso, considere quando dar este brinde. a entrega será momentos antes do evento para a divulgação numa estratégia de press kit ou durante o evento para engajamento de quem já está presente? caso seja entregue no momento, será feito para todos ou apenas selecionados? essas questões devem ser consideradas não só para garantir o melhor retorno com os presenteados quanto para evitar riscos para aqueles que eventualmente não recebam algum mimo.

5. considere questões de transporte

apesar de muitas vezes ignorada, a logística é fundamental para definir uma estratégia de sucesso. antes de selecionar os presentes, pense como será realizado o transporte dos objetos. itens frágeis precisam de certos cuidados; objetos sensíveis à variação de temperatura, outros cuidados. tenha isso em mente para sua organização. 

imagine como o presente será transportado durante o evento para quem o recebe. grandes kits e caixas podem não ser a melhor escolha para um evento que dure o dia todo, por exemplo, já que o presenteado precisará carregar o item ao longo do dia.

as 3 melhores ideias de brindes sustentáveis para eventos

embalagens sustentáveis e artesanais

1. canecas, copos e cestas artesanais

para além de copos reutilizáveis de plástico ou canecas brancas com logo da empresa, pense em produtos únicos. para encantar e ser lembrado, não basta dar presentes sustentáveis comuns. 

com produtos artesanais, é possível surpreender quem recebe com uma arte exclusiva enquanto garante sua utilidade. além disso, com sua compra, pequenos artesãos são empoderados, possibilitando distribuição de renda e a garantia de boas condições de trabalho para os trabalhadores.

ecobag

2. ecobags e porta objetos

presentes com funcionalidade prática no dia a dia possibilitam que seu produto seja visto e sua empresa relembrada diversas vezes, uma estratégia eficiente de branding. 

garanta um design bonito que, apesar de mostrar seu logo, não comprometa com a estética para não ser esquecido numa gaveta. com o viés sustentável, considere opções que utilizem material reutilizado, como tecidos de descarte da indústria têxtil. 

kit de presente sustentável: cstanhas, kombucha, chocolate e geleia

3. brindes gastronômicos orgânicos

explore o mundo gastronômico enquanto garante uma produção agro-sustentável por meio de produtos orgânicos vindos de pequenos agricultores.

nesse ponto, pense cafés de diferentes regiões do Brasil com sabores únicos: chocolate com cacau nacional combinado com elementos regionais; bebidas alcoólicas feitas de produção orgânica sem adição de químicos, geleias artesanais, meles, entre outros. 

monai

a monai é um negócio social que conecta pessoas com a sociobiodiversidade brasileira através de presentes corporativos únicos, fortalecendo sua marca enquanto empodera pequenos negócios que geram impacto positivo para as pessoas e o planeta. 

a monai pode ser seu parceiro estratégico para encontrar o presente ideal para seu negócio, seja para a mídia, clientes ou colaboradores, partindo de uma curadoria ampla. 

além disso, nós nos responsabilizamos por um design que encantará seus clientes ou colaboradores e uma logística eficiente e profissional, garantindo conveniência para sua empresa.

quer conhecer nossos produtos e buscar um auxílio personalizado? Entre em contato conosco por aqui ou veja nosso catálogo. 

kits corporativos monai para eventos

separamos algumas ideias de brindes corporativos que já preparamos para alavancar o resultado de empresas em eventos. esperamos que possam servir de inspiração para seu negócio!

kit presente corporativo sustentável: porta objetos com tecido reciclado

1. aniversário da empresa: upcycling e Zenvia

a Zenvia organizou um evento para o aniversário da empresa, presenteando seus colaboradores com presentes criativos e duradouros. 

Com um  porta-objetos personalizado, além de expressar sua gratidão aos seus funcionários, a empresa também pôde contribuir para a reutilização de materiais descartados pela indústria têxtil, garantindo a diminuição de desperdícios de recursos, sejam energéticos, mão-de-obra ou de matéria-prima. Em paralelo, a escolha de um presente útil e durável garantirá um fortalecimento de seu branding.

brinde corporativo em press kit

2. presskit: kit empoderadonas e cafés femininos

visando fortalecer a potência feminina no mundo do empreendedorismo, apoiamos o Sebrae-ES na realização do evento empoderaDONAS, com o objetivo de empoderar mulheres no mercado de trabalho. 

o presente foi utilizado para a divulgação desse evento, sendo enviado para mídia e influenciadores. o press-kit é composto por essências, café e chocolate que contam histórias de empreendedorismo de mulheres capixabas.

kit de presente sustentável com: velas artesanais

3. presentes para evento: velas urucuna e WCFO

seguindo a ideia de fortalecimento das mulheres no mercado de trabalho, a WCFO, instituição que auxilia no desenvolvimento de mulheres a fim de ocuparem cargos de lideranças, organizou um evento para fortalecer o networking entre suas associadas. 

a instituição selecionou brindes que colaborassem para momentos individuais de calma e relaxamento dessas mulheres, optando pelas velas aromáticas da Urucuna. As velas são produzidas por comunidades amazônicas, contando com produtos veganos, biodegradáveis e de manejo sustentável, bom para quem o recebe e para o meio ambiente.

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